Universidade quer voar mais longe com nova aeronave

Mercado nacional é meta da Editora

Seminário sobre os 500 anos do Descobrimento abrigou quatro lançamentos no eixo Rio-São Paulo

Entrar e consolidar-se no mercado nacional de livros. Este é, no no momento, o grande objetivo da Editora UFMG, que acaba de fazer do seminário Brasil 500 Anos, promovido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte), do Ministério da Cultura, a porta de entrada das suas publicações no eixo Rio-São Paulo.

O seminário, que aconteceu no dia 23 de setembro, no Rio de Janeiro, e no dia 25, em São Paulo, serviu para o lançamento de livros da Editora: Hannah Arendt e a Banalidade do Mal (R$ 18), da psicanalista e mestre em Filosofia pela UFMG, Nádia Souki; Racionalidade e História na Teoria Política (R$ 14), do professor de Ciência Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Marcelo Gantus Jasmin; e Pontos e Bordados - Escritos de História e Política (R$ 38), do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Murilo de Carvalho. Os três foram lançados em Belo Horizonte no dia 2 de setembro.

Além das fronteiras

A quarta publicação lançada durante o Seminário foi a tradução do livro A Democracia contra o Estado - Marx e o movimento maquiaveliano, do professor de Filosofia da Universidade de Paris VII, Miguel Abensour.

"A Editora UFMG está ultrapassando as fronteiras de Minas", diz a vice-diretora Silvana Cóser, lembrando que uma editora forte é mecanismo de divulgação importante da Universidade. Para Silvana, o investimento feito na distribuição e na qualidade gráfica das publicações é outra característica que está impulsionando a Editora UFMG para além dos limites do Estado.

Atualmente, a Editora está com diversas obras em diferentes etapas de produção. "Deveremos fechar o ano com cerca de 20 títulos lançados", calcula Silvana Cóser. No último dia 16, foi lançado em Belo Horizonte o livro Jornalismo e Vida Social - A História Amena de um Jornal Mineiro (R$ 25), da professora do curso de Comunicação Social da Fafich, Vera Regina Veiga França. Outra publicação que está chegando às livrarias é Emoções e Linguagem na Educação e na Política (R$ 18), de Humberto Maturana.

O carro-chefe da Editora continua sendo a série Humanitas, voltada para as Ciências Humanas. Desde 1985, a Editora UFMG já publicou 229 títulos, reunindo em sua maioria autores da própria Universidade.

Livraria impulsiona vendas

Inaugurada há um ano na Praça de Serviços do campus Pampulha, a Livraria UFMG contribuiu para tornar a Editora mais conhecida do público universitário. "Poucos sabiam que a Universidade tinha uma editora", diz a gerente da Livraria, Kátia Cristina Aguiar.

O aumento nas vendas dos livros da Editora após a instalação da livraria chega a 30%. Antes da loja , havia dois pontos de venda, um na Faculdade de Letras e outro no almoxarifado da Biblioteca Central, o que prejudicava a visibilidade das publicações, afirma a gerente. Para Kátia Aguiar, o local de instalação da livraria foi fundamental para o aumento das vendas. "É grande o número de pessoas circulando por aqui diariamente", justifica.

Noventa por cento dos livros comercializados na livraria da Praça de Serviços são de editoras universitárias. "Embora nas outras livrarias de Belo Horizonte possam ser encontrados livros de editoras universitárias, com a Livraria UFMG o público ganhou novas opções", diz Kátia Aguiar. Os professores são os principais clientes da Livraria.