Universidade quer voar mais longe com nova aeronave

Universidade vai voar a 340 km/h

Aeronave projetada pela UFMG será a mais rápida do mundo na categoria Very Light Aeroplanes

A equipe do Centro de Estudos Aeronáuticos, vinculada ao departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, responsável pela produção do ultraleve Curumim (ver box), está desenvolvendo a melhor aeronave do mundo na categoria Very Light Airplane. Trata-se de um CB10, com capacidade para duas pessoas e que deverá atingir velocidade de até 340 km/h. Atualmente, o melhor desempenho é do avião inglês Europa, que atinge no máximo 290 km/h. 

A aeronave, batizada com o nome de Triathlon, começou a ser projetada em janeiro do ano passado, como parte da tese de doutorado do professor Cláudio Pinto de Barros, coordenador do projeto. A fabricação deverá começar no início de 1999, com finalização prevista para 2001. Segundo o professor, a velocidade do Triathlon será maior, porque está sendo projetado com asas e área frontal menores. "Também não há protuberâncias na superfície e até as antenas são internas, reduzindo a resistência do ar", explica o professor Barros, acrescentando que o Triathlon também oferecerá alto grau de conforto ao piloto. 

Depois de construída, a aeronave poderá ser usada para instrução básica em aeroclubes, instrução avançada de acrobacia, turismo e lazer. Barros conta que o departamento de Engenharia Mecânica já recebeu propostas para a produção em escala do Triathlon e também do Supercurumim - ultraleve, cujo projeto está provisoriamente parado. A empresa do ex-aluno da UFMG, Ivan Castilho, é a principal interessada em fabricar os modelos.

Alunos

A produção do Triathlon e do Curumim foi marcada pela intensa participação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica, que atuam em todo o processo das decisões relativas ao tamanho e à finalidade da aeronave até o acabamento e a pintura, passando pelos cálculos e montagem das peças. "Esse é o diferencial do aluno da UFMG no mercado. Ele adquire um conhecimento global e uma noção de responsabilidade que são bastante valorizados lá fora", enfatiza Barros, ao lembrar que um terço dos 450 engenheiros aeronáuticos da Embraer são ex-alunos da Universidade. "Estou certo de que eles estão contribuindo para o sucesso da empresa internacionalmente".

Produção do Curumim deu know-how ao Centro

O know-how adquirido pela UFMG na área de estudos aeronáuticos deve-se, em grande parte, ao Curumim, um ultraleve projetado e construído pelo Centro de Estudos Aeronáuticos. O projeto, viabilizado com recursos da própria Universidade, teve a participação de alunos e professores do Centro. O ultraleve começou a ser desenvolvido em 1989 e realizou os primeiros ensaios de vôo em 1994. Mais econômico e veloz do que muitos aviões de pequeno porte, como o Paulistinha, o Curumim atinge velocidade de até 175 quilômetros por hora, enquanto os ultraleves convencionais não passam de 130 km/h O Curumim pode ser utilizado para instruções básicas de pilotagem de ultraleves e passeios turísticos. 

Em 1992 e 1994, o ultraleve da UFMG garantiu o primeiro lugar na Bienal Brasileira de Design, vencendo projetos apresentados por empresas como a Embraer.

Priscila Cirino