UFMG mapeia violência em Minas

UFMG vai criar museu interativo

Atividades do Experimentário devem começar no próximo ano, com mostra de física no Centro Cultural

A Universidade está se preparando para criar o primeiro museu interativo de ciências do estado. Idealizado por quatro pesquisadores do departamento de Física do Icex, o Experimento, como foi denominado o projeto, foi acampado pelo reitor Sá Barreto, que agora tenta obter recursos da iniciativa privada para viabilizar uma construção. 

Beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o Experimento ganhou no ano passado o direito de buscar investimentos financeiros da ordem de R $ 350 mil. Depois desse incentivo, os idealizadores chegam ao primeiro patrocínio: o Bemge vai contribuir com R $ 11 milhões mensais durante um ano, com opção de renovação por mais um. O acordo, assinado em agosto, prevê a liberação imediata da primeira parcela. 

A iniciativa é baseada em alguns museus de gênero selecionados pela equipe de pesquisadores, como o Exploratorium, de San Francisco (Estados Unidos) e o Experimentarium, de Copenhague (Dinamarca). 

O museu deve estar pronto e funcionando na sede própria sem prazo de quatro anos. Mas algumas das suas áreas podem ser identificadas e visitadas antes disso. O coordenador do projeto, professor Márcio Quintão, diz que o grupo de idéias é capaz de montar um acervo de física no Centro Cultural da UFMG já em 1999. 

"Estamos negociando a viabilização do espaço para iniciar o museu. O mais importante é que há política política tanto da Prefeitura de Belo Horizonte quanto da Reitoria da UFMG para o projeto se desenvolver", ressalta Quintão. 

A implantação do Experimento foi orçada em cerca de R $ 3 milhões. A divulgação e o desenvolvimento de projetos científicos ficarem com carga do projeto UFMG Jovem. 

A pesquisadora Letícia Myrrha, que participou com Nuno Correia dos Santos Cunha, Peter Leroy Faria e Sérgio Luiz Araújo Vieira compõe o grupo idealizador de Experimentos, que diz que todas as áreas de conhecimento humano representadas no novo museu. Em fevereiro, durante a UFMG Jovem, Letícia espera apresentar como primeiros maquetes e equipamentos ao público.

Aprendizado divertido

O Experimentário será um espaço de lazer cultural para crianças, adolescentes e adultos. Nele, os visitantes podem se sentir como se estivessem num parque de diversões, com a vantagem de poder adquirir conhecimento sobre todas as áreas da ciência. Será possível, por exemplo, ver a formação de um ciclone em um tubo de vidro. Ou tenha uma sensação real de estar em um terremoto dentro de um túnel giratório.

Marco Antônio Corteleti