UFMG abrirá “janela de oportunidades” no Pará

A bolsa é indispensável para o aluno de pós-graduação?

"Na Bioquímica, os cursos exigem dedicação exclusiva. Não temos tempo de conciliar pesquisa e outro tipo de trabalho."

Ricardo Maurício Leão, doutorando em Bioquímica do ICB

"Sem a bolsa o aluno deve buscar meios para sua sobrevivência, o que prejudica sua dedicação ao curso de pós-graduação. A titulação torna-se mais lenta e os estudantes ficam menos interessados em fazer mestrado e doutorado."

Mário Fernando Montenegro Campos, professor do Departamento de Ciência da Computação do Icex

"Eu acho imprescindível. Não tenho bolsa porque sou professor do Coltec. Não poderia recebê-la e continuar dando aulas na UFMG. Os pesquisadores que continuam trabalhando para sobreviver apresentam rendimento menor do que aqueles em dedicação excluisva."

Márcio Fantini Miranda, pós-graduando em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia