UFMG estréia na TV Universitária

UFMG sediará simpósio ambiental

A UFMG recebeu este mês o professor Hilary Inyang, diretor do Centro de Engenharia Ambiental, Ciência e Tecnologia, vinculado à Universidade de Massachusets e presidente do Comitê de Engenharia Ambiental da Agência Americana de Proteção Ambiental. Ele veio à Universidade discutir aspectos da organização do 5º Simpósio internacional sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável global, que a UFMG sediará em agosto do ano 2.000. 

Durante o evento, que reunirá representantes de mais de 50 países, serão discutidas questões como ecossistema, recuperação de áreas degradadas, disposição de resíduos industriais e de mineração e tecnologias de despoluição de solos. "É uma oportunidade para que a comunidade universitária troque experiências e discuta os problemas do meio ambiente com representantes de todo o mundo", ressaltou Teresinha Cássia de Brito Galvão, coordenadora do Simpósio e professora do departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia, da Escola de Engenharia. 

"Não se pode restringir as discussões ao meio ambiente local. As universidades sabem que as questões são globais", afirmou o professor Hilary Inyang, ao ressaltar a necessidade de ampliação do intercâmbio de alunos e professores de instituições de todo o mundo. Ele destacou ainda a importância da UFMG na área de geotecnia ambiental, lembrando a riqueza mineral brasileira. Em relação ao Simpósio, Hilary vê a iniciativa como uma oportunidade para o debate de assuntos interdisciplinares. Durante um almoço com a vice-reitora no exercício da Reitoria, Ana Lúcia Gazzola, e com a Assessora de Cooperação Internacional, Suely Pires, o professor Hilary discutiu aspectos da organização do Simpósio. Em sua passagem pelo Brasil, ele visitou laboratórios e unidades da UFMG, indústrias e mineradoras sediadas em Minas Gerais.