Flexibilização curricular dará mais autonomia ao aluno de graduação
Carga horária elevada, excesso de aulas expositivas, currículos fechados, programas fragmentados, tudo isso pode acabar em breve com a implementação do projeto de flexibilização curricular elaborado em 1997 pela Câmara de Graduação da UFMG. O projeto, que está sendo examinado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, foi tema de uma palestra do pró-reitor de Graduação, professor José Nagib Cotrim Árabe, na abertura da II Semana de Graduação, realizada entre 30 de novembro e 4 de dezembro.
A flexibilização curricular, segundo o pró-reitor, vai permitir que o aluno trilhe caminhos próprios dentro da Universidade. Nagib Cotrim observa que o ensino universitário obedece hoje a um currículo muito rígido e mais centrado no professor do que no estudante. "Muitas vezes o professor sabe como ministrar a disciplina, mas não sabe como ela se insere no curso do aluno", diz.
Liberdade de opção
A flexibilização defendida pelo pró-reitor prevê dois eixos de mudanças. Um, que ele chama de horizontal, contempla a possibilidade de novas formas de integralização de créditos. Outro, o vertical, altera a estrutura dos cursos tendo em vista aumentar a margem de opções do aluno numa determinada área de conhecimento.
Com a flexibilização horizontal, atividades como seminários, iniciação à ciência e à docência, estágios e participação em eventos científicos passam a contar créditos para o aluno. "Imediatamente após a aprovação da proposta de flexibilização pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, os colegiados de curso poderão propor outras atividades para valer créditos além das disciplinas", informa o pró-reitor.
A flexibilização vertical vai permitir que os cursos de graduação tenham um núcleo específico para o saber característico de uma determinada área de atuação. De acordo com o pró-reitor, essa modalidade de flexibilização vai possibilitar também uma formação complementar, a ser definida pelo colegiado de cada curso. "O estudante terá a liberdade de optar, a partir de seus desejos particulares, e poderá definir as disciplinas que irá cursar em qualquer curso da UFMG", diz o professor Nagib.
No cenário da flexibilização, haverá também uma redefinição do papel do professor, que deverá incorporar às suas atribuições a atividade de orientação do aluno.