UFMG projeta campus do século 21

Cineclube exibe curtas de animação

Mostra reúne produções raramente vistas no Brasil

Cineclube UFMG começa a exibir nesta quinta-feira, dia 21, a mostra Grandes momentos da animação em curta metragem. As sessões vão mostrar um amplo panorama da animação mundial, com ênfase em produções pouco acessíveis ao público brasileiro.

Exibida com sucesso durante o 30º Festival de Inverno da UFMG, em Ouro Preto, no ano passado, a mostra apresenta filmes do início do século e chega até às recentes criações em computador. Na sessão de estréia serão mostrados dez filmes com duração de um a 11 minutos. Além do desenho animado, foram selecionados curtas que utilizam materiais variados - da animação de bonecos à computação gráfica, passando por areia e alfinetes. 

Um dos destaques é Vincent, produção de cinco minutos do americano Tim Burton, diretor de Edward, Mãos de Tesoura e o Estranho Mundo de Jack. No filme, Burton usou a técnica de animação de bonecos. A mostra também exibirá Neighbours, do canadense Norman McLaren, uma das principais referências entre os animadores brasileiros. A produção, que traz atores de carne e osso agindo como personagens de desenho animado, ganhou, em 1952, o Oscar de melhor documentário em curta metragem. 

O processo de animação se baseia nas técnicas de criação da ilusão de movimento, construídas a partir de imagens estáticas, filmadas plano a plano. De um quadro para outro, o animador introduz uma pequena modificação no objeto da filmagem. Exibidos em seqüência, os quadros são percebidos continuamente dando a impressão de movimento. 

A mostra vai até 11 de fevereiro, com sessões sempre às terças e quintas, às 17h30, no auditório da Escola de Belas-Artes, campus da Pampulha.

A Warm reception (EUA _ 1987) _ Vincent Carafelli e Candy Kugel 

The bedroom (Holanda _ 1990) _ Maarten Koopman 

Pictures from memory (Iugoslávia _ 1989) _ Nedjeljko Drajic 

The cow (URSS _ 1989) _ Alexander Petrov 

Vincent (EUA _ 1984) _ Tim Burton 

Sand dance (EUA _ 1988) _ Richard Quade 

Vykutasy/The colling pramkster (URSS _ 1987) _ Garri Bardin 

Passing by (Canadá _ 1943) _ Alexeieff 

Neighbours (Canadá _ 1952) _ Norman McLaren 

Luxo Junior (EUA _ 1986) _ John Lasseter