Universidade reforça campanha de combate à dengue

Assessoria de Cooperação Institucional amplia parcerias com a sociedade

Desde que assumiu a Reitoria, a atual gestão ampliou significativamente as suas relações com instituições públicas e privadas. No ano passado, vários convênios diversificaram o leque de parcerias da UFMG com a sociedade. "Temos muito o que passar para a sociedade e ela tem muito a nos oferecer e ensinar", diz a assessora de Cooperação Institucional Cecília Nogueira, responsável pela coordenação dos projetos de parceria entre a UFMG e diversas instituições do país. 

Em setembro, o presidente da Fiemg, Stefan Bogdan Salej, foi um dos convidados do projeto Café com o Reitor. O encontro formalizou uma agenda comum tendo em vista a consolidação de parceria contínua e sistemática para o desenvolvimento de Minas Gerais. 

Com o Sesi foi assinado convênio para pesquisa sobre nutrição do trabalhador. Com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foram postos em prática dois projetos: um é o laboratório de testes de rochas e cerâmicas, desenvolvido com o IGC. O outro envolve pesquisa com o Departamento de Física do Icex para o aperfeiçoamento de um dispositivo semicondutor. 

Em parceria com o Senai, a Escola de Biblioteconomia criou o I curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação. A UFMG também se aproximou do Grupo Fiat, definido como parceiro preferencial.

Governo

Na área governamental, o reitor Sá Barreto e a vice Ana Lúcia Gazzola receberam o secretário nacional de Formação e Desenvolvimento Profissional, Nassim Medheff, para discutir convênios com o Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT). 

Em 1999, uma das primeiras iniciativas da Assessoria de Cooperação Institucional será reunir dirigentes da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte para definir diretrizes de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, estão sendo feitas gestões para uma reunião com os novos secretários estaduais, entre eles o de Turismo. "Temos muitas idéias para o setor", antecipa Cecília Nogueira.