UFMG entra nas comemorações dos 500 anos do Brasil

Prêmio

A Fundação José Pedro de Araújo destinará prêmio de R$ 15 mil ao pesquisador ou equipe que desenvolver o melhor trabalho científico resultante da descoberta e aproveitamento de recursos terapêuticos da flora brasileira. Podem participar pessoas ou entidades especializadas nesse tipo de pesquisa.

Os trabalhos devem ser redigidos em português e apresentados em 5 vias, até 15 de março, na sede social da Fundação (rua Timbiras, 1940, sala 610, Lourdes, Belo Horizonte). Quem preferir enviar pelo correio, deve utilizar um Aviso de Recebimento (AR). Maiores informações sobre o regulamento do concurso pelo telefone 201-3749.

Línguas

Começam em março as aulas dos cursos de línguas clássicas e modernas oferecidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras. Eles são voltados para estudantes, funcionários, professores da UFMG e interessados da comunidade externa. As inscrições para o teste de seleção serão na Fundep (prédio da Unidade Administrativa II) de 18 a 25 de fevereiro. Alunos com pouco ou nenhum conhecimento não precisam fazer o teste. A matrícula para alunos antigos vai até 12 de fevereiro e para os iniciantes será de 2 a 5 de março. Informações: telefone 499-5116.

Música

A Escola de Música recebe, entre 8 de fevereiro e 5 de março, inscrições para o curso de especialização em Educação musical e musicologia brasileira. São 15 vagas em cada área e as aulas acontecem nos finais de semana. A seleção será feita através de prova de conhecimento específico, análise de currículo e entrevista. O curso terá duração de dois anos e custa R$ 2.160, valor que poderá ser pago em até dez parcelas. Informações e inscrições na Fundep, Unidade Administrativa II, telefone 499-4220/4254, e-mail eventos@fundep.ufmg.br.

Engenharia Elétrica

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia. As linhas de pesquisa são Controle de processos, Engenharia de computação, Eletrônica de potência, Otimização e projeto assistido por computador, Sistemas de energia elétrica e Engenharia de telecomunicações. As inscrições podem ser feitas até 5 de março no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica, no Pavilhão Central de Aulas, antigo prédio do Icex. Informações pelo telefone 499-5465, e-mail ppgee@novell.cpdee.ufmg.br.

Programa de auditório

Os alunos do 4º período de Radialismo, da Fafich, apresentam nesta quarta, dia 3, um programa de auditório, produzido como atividade da disciplina Redação para Rádio, coordenada pelo professor Fábio Martins. A idéia é reviver os famosos programas de rádio, com musicais, performances teatrais e shows de calouros. Na UFMG, os programas de auditório já fizeram escola. Em 1992, outra produção de alunos, o Elias Sun Shine Show, fez sucesso entre a comunidade universitária. A apresentação será no auditório Sônia Viegas da Fafich, às 10 horas.

Arquitetura

Os professores João Nazário Simões Villashi e Juliana Torres de Miranda são os novos coordenadores e subcoordenadores do colegiado de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Arquitetura. Eles substituem os professores José Artur Fiuza Costa e Dalmy Motta Durant.

O mandato é de dois anos, contado a partir de 16 de dezembro de 1998.

Émerito

O professor Raul Machado Horta, da Faculdade de Direito, recebeu, no dia 15 de dezembro, o título de professor emérito da Universidade. Vinculado ao departamento de Direito Público, Horta foi professor da UFMG entre 1956 e 1993 e, desde então, está aposentado. Sua principal área de atuação é o Direito Constitucional.

Academia de Ciências

O professor Mário Jorge Dias Carneiro, chefe do departamento de Matemática do Icex, é o 16º pesquisador da UFMG a integrar a Academia Brasileira de Ciências (ABC), formada por 509 cientistas. Ele foi eleito em novembro passado.

Professor da Universidade desde 1975, Carneiro dedica-se à pesquisa nas áreas de singularidades de aplicações, bifurcações de sistemas dinâmicos e sistemas dinâmicos lagrangianos.

Pós-doutor em Matemática pelo Impa, do Rio de Janeiro, e pela Princeton University, dos Estados Unidos, ele lecionou todas as disciplinas da graduação em matemática oferecidas pelo departamento.

Atualmente, é professor do curso de pós-graduação, participa de projetos de ensino e orienta bolsistas e pós-graduandos. Também participa da implantação do curso de Matemática Computacional.