UFMG entra nas comemorações dos 500 anos do Brasil

UFMG treina servidores para combater a dengue

Em um mês, os atuais focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue poderão ser eliminados. A previsão é do veterinário e agente sanitário da Prefeitura de Belo Horizonte, Jerônimo Avendanha, integrante da equipe que atua no combate aos focos no campus.

Segundo ele, isso será possível graças ao mutirão programado para esta quinta-feira, dia 4, e aos cursos de treinamento que a UFMG e a Prefeitura ofereceram a servidores da área de serviços gerais das unidades encarregados dessa tarefa. Para evitar o aparecimento de novos focos após o mutirão, Avendanha informa que a Prefeitura está desenvolvendo atividades de controle que deverão durar até o fim do ano. O trabalho será reforçado por outros dois mutirões programados para 4 de março e 8 de abril.  

A série de treinamentos, iniciada no dia 19 de janeiro, foi encerrada na última segunda-feira, dia 1º de fevereiro, com um curso para os funcionários do IGC, Coltec e Química. Os servidores receberam informações sobre a doença, os hábitos do mosquito transmissor e os locais onde se reproduz. "Queremos que eles identifiquem facilmente focos em locais onde os agentes da Prefeitura não chegam", explica o agente sanitário.

Avendanha considera importante o treinamento dos funcionários da UFMG, já que o trabalho da Prefeitura de busca e eliminação de focos não vem alcançando os resultados desejados na Universidade. Até agora, informa, os agentes sanitários aplicam o veneno nos focos a cada três meses. No intervalo entre as visitas, o produto se perde no ambiente e compromete seu potencial inseticida, permitindo o desenvolvimento de novas larvas. "É mais fácil eliminar os focos quando o trabalho é mais sistemático", diz. Por isso, acrescenta, a Prefeitura está se preparando para começar a fazer este controle quinzenalmente.

Cibelle Bouças