Mutirão mobiliza comunidade acadêmica contra a dengue

Mutirão contra a dengue mobiliza 500 pessoas no campus da Pampulha

Iniciativa vistoriou locais propícios à proliferação do mosquito transmissor da doença

O primeiro grande passo para erradicar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do campus Pampulha foi dado no dia 4 de fevereiro, com a realização de um mutirão que percorreu todas as seções e unidades à procura de focos do mosquito. A empreitada faz parte do campanha UFMG contra a dengue, iniciada em 1998 e retomada este ano. 

O mutirão, que mobilizou toda a comunidade acadêmica, começou logo cedo com a distribuição de panfletos educativos na entrada da avenida Antônio Carlos por integrantes do comitê da campanha e por um grupo de crianças fantasiadas de mosquito da dengue. O estudante do 1º período de Engenharia Mecânica, Rodrigo Muniz Borges, que recebeu um folheto, disse ter esperança de que a UFMG finalmente consiga acabar com os focos do mosquito. "Vai funcionar", afirmou. O técnico de laboratório do ICB, Afonso da Costa Viana, lembrou que a dengue fez várias vítimas no ano passado: "Já estava na hora de a Universidade investir numa ação eficaz contra a doença", disse o funcionário. 

Todos os prédios do campus Pampulha foram vistoriados no primeiro mutirão, que reuniu cerca de 500 pessoas. Participaram funcionários da UFMG e do setor de zoonoses do Distrito Sanitário da Prefeitura de Belo Horizonte, Regional Pampulha, professores e alunos. 

A iniciativa resultou de uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Administração (PRA), Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), Diretoria de Divulgação e Comunicação e do Departamento de Serviços Gerais (DSG). O coordenador de Assuntos Comunitários, Ronan Gontijo, destacou a participação dos alunos do Centro Pedagógico e dos funcionários da limpeza e das áreas verdes.

Perspectivas

A coordenadora do Comitê da campanha, professora Elizabeth França, disse que foram inspecionados todos os possíveis focos de reprodução do mosquito da dengue, como vasos de plantas, garrafas e copos, contêineres, pneus e outros tipos de entulho. "A vistoria não se limitou apenas aos prédios e seus arredores, mas estendeu-se às áreas verdes, onde se joga muito lixo", informou a coordenadora. 

Durante o mutirão, o Distrito Sanitário da Pampulha apresentou painéis contendo kits informativos dos quatro estágios do mosquito da dengue - ovo, larva, pupa e o inseto adulto - no ICB, ICEx, Fafich, Praça de Serviços e Centro Pedagógico. Neste último, o grupo de teatro do departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina encenou uma peça infantil sobre os perigos da doença. "Essa primeira ação foi vitoriosa. As perspectivas para os próximos mutirões são ainda melhores. Em março tentaremos trazer autoridades sanitárias da PBH, do Estado e da própria UFMG para participar da vistoria", planeja o diretor do Distrito Sanitário, Luciano Elói Santos. 

O reitor Sá Barreto saudou o êxito da iniciativa: "Com a participação de toda a comunidade, a dengue deixará de ser problema no campus". O verão é a época do ano mais propícia à reprodução do mosquito transmissor, cujas larvas podem levar apenas 11 dias para eclodir. "O período é crítico por causa das chuvas. Por isso era fundamental um mutirão como este", reforça Elizabeth França. Estudo elaborado pela PBH na Universidade revelou que cinco dos 15 locais inspecionados apresentavam focos do Aedes aegypti

No mutirão da semana passada, foram encontrados possíveis criadouros no ICB, PCA e na Imprensa Universitária - com larvas de mosquitos não identificados. Segundo o professor Álvaro Eiras, do departamento de Parasitologia do ICB, as larvas encontradas serão agora analisadas pelo Laboratório de Culicídeos para se determinar se são realmente do mosquito da dengue.

Agenda

Nesta quinta, dia 11, e no período de 16 a 19 de março o mutirão se estenderá ao campus Saúde, que abriga o Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem. A vistoria nas demais unidades do centro (faculdades de Direito, de Ciências Econômicas e de Odontologia e escolas de Arquitetura e de Engenharia) depende ainda de uma reunião com os seus diretores para definir as datas da ação. Os próximos mutirões no campus Pampulha estão previstos para os dias 4 de março e 8 de abril.