UFMG sedia debates sobre autonomia universitária

Danças

O Centro Cultural UFMG oferece vagas para o curso de Danças afro-brasileiras, africanas e danças brasileiras. As aulas, a cargo do bailarino e coreógrafo Evandro Passos, começam no dia 2 de março. Alunos com mais de 75% de freqüência receberão certificado. As inscrições podem ser feitas no próprio Centro Cultural, av. Santos Dumont, 174. O curso custa R$ 100. Outras informações pelos telefones 238-1078 e 238-1079.

Saúde Pública

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Saúde pública, oferecido pela Faculdade de Farmácia. São 15 vagas e a seleção será feita através de prova escrita, análise de curriculum vitae e entrevista. A carga-horária do curso é de 390 horas, a ser cumprida em 10 meses. As inscrições vão até 12 de março e podem ser feitas na Faculdade de Farmácia, avenida Olegário Maciel, 2360, sala 709. Outras informações pelo telefone 339-7658.

Fotografia

Terminam nesta quinta, dia 25, as inscrições para o workshop de Fotografia promovido pelo Centro Cultural UFMG. Os candidatos devem demonstrar domínio das técnicas básicas de fotografia e de revelação P&B. O curso acontecerá entre 26 de fevereiro e 1º de março. Os alunos devem levar seu próprio material, incluindo filmes, aquarela e nanquim. Informações e inscrições na secretaria do Centro Cultural, av. Santos Dumont, 174 (fone 238-1078), de segunda a sexta-feira, entre 10 e 18 horas.

Festival de Inverno

A Pró-Reitoria de Extensão está recebendo propostas de cursos ou oficinas de iniciação para o 31º Festival de Inverno da UFMG, que acontecerá entre 11 e 24 de julho, em Ouro Preto. O projeto deve especificar a área do curso, a ementa, o público alvo, orçamento, material e espaço físico necessários à realização da atividade. As propostas devem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Extensão, sala 6003 da Reitoria, de segunda a sexta-feira, de 10 às 16 horas (telefone 499-4072).

Empresa júnior

Será realizado no período de 30 de março a 2 de abril o VII Encontro mineiro de empresas juniores, organizado pela RH Consultoria Júnior do curso de Psicologia da Fafich. O principal objetivo do evento, que reunirá cerca de 500 pessoas, é aproximar as empresas de Minas Gerais dos futuros profissionais antes que estes entrem no mercado de trabalho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da RH Consultoria Júnior (sala 2068 do prédio da Fafich). Informações pelo telefax 499-5071 ou pelo correio eletrônico rhconsultoriajr@hotmail.com.

Análise de sistemas

Encerram-se nesta sexta-feira, dia 26, as inscrições ao curso de extensão Análise de sistemas, oferecido pelo Departamento de Ciência da Computação do ICEx. Os candidatos devem possuir curso superior completo ou experiência na área de programação ou análise. Informações: 499-5831 ou www.dcc.ufmg.br/extensao/serviços/cursos/index.htm.

Educação de adultos

Estão abertas, até 3 de março, as inscrições para o primeiro segmento (alfabetização à 4ª série) do Projeto de ensino fundamental de jovens e adultos da UFMG, para o primeiro semestre de 1999. O projeto compõe o Programa de educação básica de jovens e adultos da Universidade e congrega, ainda, o segundo segmento - ensinos fundamental (5ª à 8ª séries) e médio (antigo segundo grau). O primeiro segmento tem o objetivo de atender jovens e adultos interessados na aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita, além de contribuir para a formação de alunos de Pedagogia e de cursos de licenciatura, para a produção de materiais didáticos, socialização das experiências e estudos na área.

Os interessados poderão se inscrever às segundas e quartas-feiras, de 13 às 18 horas, na sala 528 do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação. Outras informações pelos telefones 499-5333 e 499-5304.

Conferência Internacional

O professor Alberto Laender (foto), do departamento de Ciência da Computação do ICEx, será o primeiro brasileiro a coordenar o Comitê de Programa da International conference on conceptual modelling, uma das mais tradicionais na área de banco de dados. Laender será um dos dois coordenadores da 29ª edição do evento, que acontece em Salt Lake City (EUA), em outubro de 2000.