UFMG sedia debates sobre autonomia universitária

Tecnologia acelera construção de imóveis populares

Processo baseia-se na troca de pilares de concreto por perfis metálicos

Uma tecnologia pioneira no Brasil, desenvolvida pela Escola de Engenharia, está permitindo a construção rápida e barata de imóveis populares. O projeto, coordenado pelo professor Francisco Carlos Rodrigues, do departamento de Engenharia de Estruturas, é baseado no desenvolvimento de vigas, pilares e ligações que substituem os tradicionais pilares de concreto por perfis metálicos dobrados a frio (ver box).

A estrutura do prédio é montada primeiro, o que consome, em média, 30 dias para a conclusão do esqueleto de aço e o cintamento das lajes. A partir daí, é só subir as paredes. Geralmente, a obra fica pronta em dois meses. 

O material, composto por ligas fabricadas no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (Laees), já foi utilizado na construção de conjuntos habitacionais em Nova Lima, Santa Luzia e Juiz de Fora através do Programa MG Teto, em convênio com o Governo de Minas. Foram erguidos, em regime de mutirão, 40 prédios de 16 apartamentos que beneficiaram 640 famílias. Cada apartamento custou cerca de R$ 8,5 mil. A iniciativa é fruto de convênio entre UFMG (via Fundação Christiano Ottoni), Usiminas e Associação Mineira da Construção Metálica (Amicem). 

Rodrigues diz que os perfis metálicos são ideais para a construção de prédios populares: "Como a área dos apartamentos é menor, podemos usar pilares mais leves, sem comprometer a segurança da construção". Além dos pilares, as obras que empregam a tecnologia desenvolvida no Laees possuem vigas diagonais nas laterais do prédio que reforçam a resistência. 

As vantagens do material não se limitam à redução do tempo, pois ele permite a padronização das construções e a redução do desperdício, comum em obras convencionais. 

Outra vantagem apontada pelo coordenador do projeto está no alinhamento da estrutura, que é quase perfeito, necessitando apenas de pequenas quantidades de reboco para acertar as paredes: "Um centímetro já é suficiente".

                                     Perfil a frio tem a mesma resistência do concreto

 O nome perfil refere-se a peças de metal laminadas que podem ter forma de L, T, I, U ou Z. A estrutura vermelha da Praça de Serviços, por exemplo, é construída com perfis e em formato de I. 

O perfil formado a frio, utilizado no projeto, é o duplo cartola, feito com chapa mais fina que as usuais, o que o torna mais leve e barato. Isso, no entanto, não o impede de ser tão resistente quanto o pilar de concreto, além de apresentar excelentes propriedades mecânicas e de durabilidade. Sua produção é feita com o aço USI-SAC 41 da Usiminas.

Cibelle Bouças