Hospital das Clínicas reserva recursos para reforma do Borges

Patologia veterinária

Entre 26 e 30 de julho, a Escola de Veterinária sediará o 9º Encontro Nacional de Patologia Veterinária, evento bienal que reunirá patologistas veterinários de todo o País e da América do Sul. O encontro é promovido pelo Colégio Brasileiro de Patologia Animal e terá, nesta edição, o patrocínio do departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, da Escola de Veterinária da UFMG, e do departamento de Medicina Animal, da Universidade Federal de Uberlândia. O prazo para inscrições de trabalhos a serem apresentados durante o encontro é 26 de abril. Informações na Oikos Consultores Associados, telefone 441-5244, e-mail oikos@pampulhanet.com.br.

Mídia

O jornal O Estado de S. Paulo está com inscrições abertas, até 15 de abril, para o 2º Prêmio de Mídia Estadão. O concurso é destinado a profissionais de propaganda e estudantes universitários. Os interessados devem entregar uma monografia com no máximo 50 páginas relativa aos temas Pesquisa, Jornal ou Mídia. Serão priorizados trabalhos que contribuam para novas teorias ou teses sobre o mercado de comunicação do País e suas conseqüências para a área de Mídia. Os profissionais autores das melhores monografias em cada categoria serão premiados com viagens internacionais e participação em seminários da área. Os prêmios dos estudantes serão estágios de três meses em agências de propaganda do Brasil. O melhor trabalho, no geral, receberá também o Grande Prêmio, no valor de R$ 10 mil. Maiores informações pelo telefone (011) 3068-8513.

Capital de giro

O Departamento de Ciências Administrativas da Face realizará, entre os dias 6 e 27 de abril, o curso Gestão do capital de giro e da liquidez, destinado a profissionais das áreas contábil e financeira. Os participantes terão acesso aos fundamentos teóricos e práticos do capital de giro e da liquidez a partir do modelo dinâmico de gestão financeira de empresas, o chamado Modelo Fleuriet. As aulas acontecerão às terças e quintas, entre 19h e 22h30min, na própria Face. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 29 de março no Centro de Extensão da Unidade.

O curso custa R$ 250. Informações pelos telefones 279-9015 e 201-6422.

Dengue

O comitê UFMG contra a dengue e o Centro de Extensão da Faculdade de Medicina promovem, no período de 16 a 19 de março, o curso de Atualização em dengue, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde. Com carga de dez horas, o curso abordará os aspectos clínicos e biológicos da doença e sua repercussão social. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Faculdade de Medicina. A taxa é de R$ 15 para alunos, médicos residentes e professores da UFMG e R$ 25 para profissionais de outras instituições. Informações 239-7147 e 239-7483.

Saúde pública

Começa em abril o curso de especialização em Enfermagem de saúde pública, que pretende preparar o enfermeiro para atuar no processo de reorganização dos serviços ambulatoriais de saúde. A promoção é do departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública, da Escola de Enfermagem. Com 30 vagas disponíveis, o curso terá duração de dois semestres. As inscrições serão feitas entre 15 e 19 de março e a seleção nos dias 22 e 23 do mesmo mês. Informações pelo telefone 222-2945.

Medicina tropical

De 19 de março a 2 de abril, o curso de pós-graduação em Medicina Tropical, da Faculdade de Medicina, recebe inscrições para o preenchimento de duas vagas para o doutorado. Inscrições no Centro de Pós-Graduação da Unidade, à av. Alfredo Balena, 190, sala 7009. Informações pelo telefone 222-0998.

Fapemig tem novo presidente

O professor Daison Olzany Silva é o novo presidente da Fapemig. Ele foi empossado no último dia 24, depois de ser escolhido pelo governador Itamar Franco a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Curador da entidade.

O novo dirigente da agência de fomento e apoio à ciência e tecnologia de Minas Gerais atua como pesquisador desde 1964, quando se formou em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa. É mestre em Enzimologia pela Universidade Federal do Paraná e PhD em Biologia e Fisiologia dos Microorganismos pela North Carolina University, dos Estados Unidos, e pela Sheffield University, da Inglaterra.

Daison Olzany foi professor titular do departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas da UFV entre 1965 e 1992, quando se aposentou como docente. Na Fapemig, integrou o Conselho Curador de 1986 a 1988. Atualmente é membro de entidades de pesquisa e consultor do CNPq e da própria Fapemig.