Mundo do trabalho ganha fórum permanente
Universidade está mapeando grupos que desenvolvem estudos sobre a temática
Será instalado, no dia 5 de maio, o Fórum Permanente da UFMG sobre o Mundo do Trabalho. O evento é resultado de três reuniões realizadas este ano e que envolveram vários núcleos e pesquisadores da Universidade relacionados ao tema.
O Fórum será aberto pela vice-reitora Ana Lúcia Gazzola, que fará a apresentação dos núcleos, projetos e pesquisadores ligados à temática, além do planejamento de atividades para este ano e de uma agenda conjunta. A solenidade de instalação está marcada para 8h30 na Sala de Sessões, no 4º andar do prédio da Reitoria, e se prolongará por toda a manhã. Na última reunião, ocorrida no dia 19 deste mês, também ficou decidida a realização de um evento no segundo semestre com participação de outras instituições de ensino superior, sindicatos, secretarias de estado e de municípios.
A articulação entre os núcleos e pesquisadores está sendo feita pela Assessoria de Cooperação Institucional (Copi), coordenada pela professora Cecília Nogueira, com participação da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) através da subcoordenadora de Programas Sociais e Comunitários, Marília Guimarães Machado.
De acordo com Cecília, vários núcleos e pesquisadores da UFMG que desenvolvem estudos sobre o mundo do trabalho estão sendo mapeados para participarem do Fórum. "O objetivo é dar visibilidade ao tema na Universidade, possibilitar a construção de ações conjuntas dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão e posicionar a UFMG no debate sobre a crise do emprego numa perspectiva sócio-histórica", define a coordenadora da Copi.
Os interessados que tiverem estudos sobre o mundo do trabalho e quiserem participar do Fórum devem procurar a Copi, na Reitoria. Informações pelo telefone 499-4639.