UFMG vai restaurar Centro de Geologia Eschwege em Diamantina

Linguagem C

Estão abertas como inscrições para o curso a distância de programação de computadores em Linguagem C, disponíveis via Internet pelo departamento de Engenharia Elétrica da UFMG. O curso é gratuito e as aulas começam no dia 20 de setembro. Neste semestre, as vagas foram limitadas para 2 mil pessoas. Como inscrições podem ser feitas através do email listproc@cpdee.ufmg.br. Informações sobre o programa, funcionamento do curso e acesso ao material didático pela Internet, no endereço www.cpdee.ufmg.br/cursos/c.

Alimentação

No dia 31 de agosto, uma equipe da Secretaria Municipal de Abastecimento (SMAB) de BH estava no Centro Pedagógico para realizar uma Oficina de Alimentação . As 40 vagas foram divididas entre alunos, pais, professores e funcionários, que receberam, durante toda a manhã, informações sobre alimentação adequada. Na parte teórica do workshop, os profissionais do SMAB falharam sobre um pirâmide alimentar, mostrando os segredos de uma alimentação saudável e equilibrada. Na parte prática, foi servido um cartão com arroz enriquecido, farofa de banana, suco de limão com couve, bolo com farinha enriquecida e geléia de casca de abacaxi. O objetivo foi mostrar formas alternativas de aproveitamento de alimentos. A Oficina da Alimentaçãoé um projeto da SMAB. As instituições podem ativar o item 277-4794.

Redes Windows

O departamento de Ciência da Computação recebe, até 1º de outubro, inscrições para o curso Administração de Redes Windows . O objetivo é capacitar os participantes na instalação de serviços da Internet, resolução de problemas básicos nas redes Windows e administração de redes WindowsNT. Os interessados devem ter conhecimento sobre hardware , funcionamento do computador e Internet. As aulas acontecem de 2a a 6a feira, de 19 às 22 horas, entre 18 de outubro e 4 de novembro. O pagamento pode ser feito em duas parcelas de R $ 370. Inscrições e informações na Fundep, Unidade Administrativa II, telefone 499-4220.

Monitorização terapêutica

A Faculdade de Farmácia está com inscrições abertas para o curso de extensão Monitorização terapêutica . A atividade busca responder um dos maiores desafios da prática clínica: uma adequação da dose. A falta de parâmetro exato para avaliação terapêutica pode levar, por exemplo, situações graves de toxicidade ou aumentar a resistência de bactérias. Nesse contexto, uma monitorização terapêutica é uma ferramenta fundamental para o profissional da área. As aulas serão nos dias 1o e 2 de outubro, totalizando 12 horas / aula. São 35 vagas e taxas de inscrição de R $ 130. Mais informações pelo telefone 339-7605.

Verniz

pag7pb.JPG (8551 bytes)O músico e professor Robson Santos, do departamento de Fisiologia do ICB, acaba de lançar o seu terceiro CD. Verniz reúne 10 músicas interpretadas ao som do violão em ritmos como jazz, afoxé e baladas. Todas as composições são de autoria do professor. Uma das faixas, Verão, conta com participação especial do cantor Beto Guedes. O show de lançamento do CD será dia 23, às 21 horas, no Teatro da Maçonaria (avenida Brasil, 478, Santa Efigênia). Os ingressos custam R$ 5. Os CDs podem ser encomendados pelos telefones 9994-7143 e 9971-5894.

Organização curricular

Na próxima terça-feira, dia 21, o professor Tomaz Tadeu da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estará na UFMG para falar sobre Pós-Modernidade e Organização Curricular. A palestra será no auditório da Reitoria, às 10h. O professor aproveitará a ocasião para lançar seus dois últimos livros sobre o assunto: Documentos e identidades - uma introdução às teorias do currículo e O currículo como fetiche, ambos da Editora Autêntica. A promoção do evento é do departamento de Comunicação Social da Fafich e da Faculdade de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Estágio

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina da UFMG está selecionando estagiário com disponibilidade para trabalhar 20 horas por semana. A bolsa é de R$ 180, e os candidatos devem ter conhecimento de programas de editoração e produção de web page. Informações pelo telefone 248-9651.

Aulas particulares

Estudantes interessados em contratar aulas particulares podem recorrer ao Programa de Aulas Particulares da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Os professores são estudantes universitários cadastrados e orientados pela Fundação. Eles estão preparados para dar aulas a alunos dos níveis fundamental, médio e superior, incluindo pré-vestibulares, concursos e supletivos.

A hora/aula custa R$ 10 para o ensino fundamental, R$ 12 para o ensino médio e R$ 15 para o superior. Os interessados em marcar aulas particulares pela Fump devem ligar para 213-7517.