A UFMG e os 500 anos do Brasil

Moradia universitária

Pró-reitores de assuntos comunitários de 34 universidades públicas brasileiras visitaram, no dia 5 de abril, as obras da Moradia Universitária, no bairro Ouro Preto, onde cerca de cem homens trabalham na construção de sete prédios que, a partir de dezembro, poderão abrigar 300 moradores. Acompanhados do coordenador de Assuntos Comunitários da UFMG, Ronan Gontijo, os pró-reitores estiveram nos cinco edifícios que estão em fase avançada de construção e conheceram um dos mais modernos projetos arquitetônicos de moradia universitária do Brasil.

José Leonel Antunes, coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), disse que, a partir da visita, outras universidades podem tomar a moradia universitária da UFMG como modelo. A visita integra a programação do encontro de pró-reitores que aconteceu entre 4 e 7 de abril.

Raffaello Berti

Será lançado no dia 14 de abril, às 17 horas, na Escola de Arquitetura, o livro Raffaello Berti: Projeto Memória, de autoria do professor Mario Berti, da Escola de Arquitetura. A solenidade marca o início das comemorações do centenário de nascimento do pai de Mário Berti, Raffaello Berti, arquiteto italiano radicado em Belo Horizonte, onde foi professor e um dos fundadores da Escola de Arquitetura. A obra reúne seus principais projetos e apresenta aquarelas feitas no período de 1922 a 1972.

Semiótica

De 26 a 28 de abril, o Núcleo de Estudos Semióticos (NES), da Faculdade de Letras, promove o 1 Colóquio de Semiótica da Faculdade de Letras. No evento, haverá conferências, mesas-redondas e apresentação de pesquisas e trabalhos de professores da Faculdade. Aberto a professores, alunos e pesquisadores da UFMG e de outras instituições, o Colóquio pretende discutir as relações da Semiótica com a publicidade, o cinema, o vídeo e a TV, o teatro, as artes plásticas, a música e a análise do discurso. No último dia do evento, os participantes receberão certificado. Informações pelo telefone 499-5131.

Redescobrindo o Museu

No dia 26 de abril, às 9h30, será aberto, no Museu de História Natural da UFMG, o projeto Redescobrindo o Brasil, redescobrindo o Museu, iniciativa que pretende homenagear os 500 anos do Brasil e ampliar o contato da sociedade com o Museu. A cerimônia será aberta pelo reitor Francisco César de Sá Barreto e pela diretora do Museu, Mônica Meyer, e contará com a presença da vice-reitora, Ana Lúcia Gazzola, do prefeito de Belo Horiozonte, Célio de Castro, de membros da administração central da Universidade, e de integrantes da Comissão Agenda UFMG/ Brasil 500 anos. Na ocasião, haverá descerramento de placa comemorativa em frente a uma árvore de pau-brasil, plantada no Museu há 30 anos. Em seguida, serão semeadas cinco mudas da planta, cada uma representando um século da história do País. Outras atividades do projeto, como minicursos, oficinas, palestras, exposições e apresentações artísticas, acontecem ainda este ano. Mais informações pelo telefone 461-5805 ou através do e-mail mhnjbsec@reitoria.ufmg.br.

Fotografia

O Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas-Artes está com inscrições abertas para dois cursos de fotografia. Iniciação à Fotografia: Módulo 1 ­ Básico e Iniciação à Fotografia: Módulo 2 ­ Introdução ao laboratório preto e branco. Ambos terão como professores Paulo Baptista, da UFMG, e Luiz Felipe Cabral, da Unicamp.

O primeiro curso oferece 20 vagas e será realizado de 24 de abril a 18 de maio. A inscrição, que custa R$ 200, pode ser feita até 20 de abril. A carga horária é de 40 horas-aula. Já o Módulo 2 oferece 12 vagas, e o período de realização será de 22 de maio a 15 de junho. O preço da matrícula, cujo prazo encerra-se em 19 de maio, é de R$ 250. A carga horária é de 36 horas-aula. Os dois cursos serão oferecidos na Escola de Belas-Artes, sendo que as aulas acontecem nas noites de segunda, terça e quinta-feira.

As inscrições podem ser feitas na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), situada na saída na avenida Antônio Abrahão Caram, no campus Pampulha. Outras informações pelos telefones 202-4040, 499-4253 ou 499-4255.

75 anos da Música

Em comemoração aos seus 75 anos de fundação, a Escola de Música promove, de 24 a 28 de abril, uma semana de apresentações musicais. Todos os eventos terão entrada franca. Informações pelo telefone 499-4700. Confira a programação:

Dia 24

12h30 Orquestra Sinfônica ­ Praça de Serviços