A UFMG e os 500 anos do Brasil

UFMG põe seu Know-hon a serviço da grande mostra do descobrimento

Quem conferir a Mostra do Redescobrimento ­ Brasil + 500, que será aberta em São Paulo, no dia 23 de abril, certamente vai se impressionar com seu gigantismo. Afinal, a exposição abrigará sete mil obras originárias das principais instituições e coleções do país e do exterior, retratando desde as culturas pré-coloniais até o que há de mais representativo na arte contemporânea.

Como uma das principais universidades brasileiras, a UFMG não poderia ficar de fora deste evento que, como revela o seu ambicioso nome, tenta "redescobrir" o Brasil, através de sua cultura e arte. A instituição será representada pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor), da Escola de Belas-Artes, que põe sua vasta experiência na conservação do patrimônio cultural a serviço da integridade das obras que serão expostas, e pelo Museu de História Natural e Jardim Botânico, que cedeu duas peças arqueológicas que ajudam a ilustrar as novas teorias sobre a ocupação das Américas.