O Mercado de Diamantina é ícone do Festival

Mercado de Diamantina inspira identidade visual do Festival de Inverno

Projetada por Marconi Drummond, marca reúne fragmentos fotográficos

Os arcos da construção mourisca são generosos. Há mais de um século, serve para abrigar passantes, histórias e escambos. Imagem festejada, ganhou cartões postais e fez escola. Agora, reaparecem, fatiados por fotogramas, formando uma imagem única na representação de um dos eventos culturais mais efervescentes do país.

“O Mercado Municipal de Diamantina é o ícone perfeito para o 32 ° Festival de Inverno da UFMG”, disponível pelo artista plástico Marconi Drummond, autor da marca que estampará como peças gráficas do evento. “Ambos são espaços abertos, usuários de trocas, encontros e diálogos, que irradiam o novo”, diz o artista.

Além dessa similaridade, Drummond aponta outro recurso importante da marca: ela permite a identificação imediata do evento com a cidade. Uma aparente simplicidade, entretanto, não faz concessões à obviedade. Pelo contrário: uma identidade visual do próximo Festival de Inverno surpreende pela originalidade da composição, que torna o mercado uma invenção do olhar, mas reconhecidamente reconhecível na sua realidade.

Para obter esse resultado, Marconi Drummond reestruturou uma imagem frontal do monumento através da montagem de seqüências fragmentadas de fotos, produzidas especialmente por Miguel Aun, profissional mineiro dos mais conceituados da área.

“Utilizei fragmentos desordenados numa referência à cultura do final de século, para propor uma nova visualidade e ritmo ao mercado, um dos ícones brasileiros mais abordados”, explica Marconi. O conjunto final mostra a adição de outro fragmento da realidade: são pimentas, que em escala quase gigante, emprestam sua cor vermelha ao Festival – sem dúvida, uma promessa de tempero e calor ao inverno cultural de Diamantina.

Construído em 1835, o mercado era abrigo de tropeiros que para lá aportavam seus balaios de mercadorias, além de sua cultura e notícias de terras distantes. Os anos não lhe retiraram esta característica aglutinadora. Localizada no coração de Diamantina, a construção – marco na história da arquitetura nacional – passou por reformas e mantém-se em bom estado de conservação, abrigando feiras do rico artesanato local, de alimentos e eventos musicais. Em julho, será um dos principais palcos do 32º Festival de Inverno da UFMG.

Evento registra grande procura

Com inscrições para oficinas e cursos abertas desde 22 de maio, o Festival de Inverno vem registrando grande procura de informações por pessoas de todas as regiões do país. Para evitar filas, a coordenação decidiu efetuar inscrições pelos Correios. O prazo encerra-se em 9 de junho.

São cerca de 980 vagas distribuídas em 43 oficinas e cursos nas áreas de Artes Visuais (cinema, fotografia e vídeo), Literatura e Cultura, Música, Artes Cênicas (teatro e dança), Artes Plásticas e Projetos Especiais.

Há oficinas destinadas a crianças, adolescentes, pessoas da terceira idade e adultos que queiram aprofundar ou iniciar seus conhecimentos na área artística. A programação completa do Festival de Inverno da UFMG pode ser consultada na homepage do evento (www.ufmg.br/festival).

Para inscrever-se, o candidato deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la, junto à documentação exigida pela atividade que pretende cursar, ao seguinte endereço: Universidade Federal de Minas Gerais – 32º Festival de Inverno da UFMG - Av. Antônio Carlos 6627 - Reitoria - 6º andar

– Belo Horizonte - MG - CEP31270-901. A entrega do material de inscrição também poderá ser feita pessoalmente no Setor de Protocolo, em funcionamento na Praça de Serviços, campus Pampulha

A ficha de inscrição e informações sobre a matrícula, cursos e pré-requisitos estão disponíveis na homepage do evento e no Caderno de Oficinas, que pode ser encontrado nos seguintes locais:

Belo Horizonte:

- Portaria do Centro Cultural UFMG - Av. Santos Dumont, 174

- Portaria da Reitoria - Av. Antônio Carlos, 6627 - Campus Pampulha

Diamantina:

- Centro de Geologia Eschwege - Rua da Glória, 298

- Secretaria de Cultura - Praça Antônio Eulálio, 53

Informações pelo telefone (31) 499-6320.