O Mercado de Diamantina é ícone do Festival

O caminho das pedras

Professor do DCC lança livro que orienta empresas a lidarem com o comércio eletrônico

O professor Virgílio Almeida, do departamento de Ciência da Computação do ICEx, lança um livro que orienta as empresas a aumentar suas vendas através do comércio eletrônico. Primeira obra do gênero publicado nos Estados Unidos, o Scaling for E-Business foi escrito em parceria com o professor Daniel Menascé, da Universidade George Mason.

 

"O livro traz ferramentas que ensina empresários a serem eficientes", diz Almeida. Segundo, uma obra é estruturada a partir de modelos e exemplos de como são executados os negócios através da rede mundial de computadores. "Pesquisamos uma interação de sites com internautas e tentamos descobrir porque alguém usa a Internet, chega a um produto e, na maioria dos casos, não compra", explica o professor.

 

Um dos fatores que leva o consumidor a desistir da compra de um produto é a lentidão de serviços apenas no momento em que mais for necessário. "Os horários de pico são críticos porque muitos sites se tornam indisponíveis ou lentos. Se um comprador não obtiver o que quer aquela hora, ele não volta mais tarde", conta.

 

Almeida citou o caso do lançamento do último livro, Riding the Bullet , do escritor americano Stenphen King. Apenas nas primeiras 24 horas em que o livro estava disponível na Web, a um preço de U $ 2,50, foram vendidos 400 milhões de versões eletrônicas da obra. As vendas podem ter sido ainda mais expressivas se não houver congestionamento que obrigue os internautas a permanecerem até sete horas para realizar um download com sucesso.

 

Segurança

 

Outro obstáculo para o crescimento do comércio eletrônico é o recebimento dos consumidores de dados fornecidos e números de cartões de crédito. Almeida explica que oferecer mais segurança aos usuários significa tornar os sites mais, devido aos sistemas de códigos. "O livro também pretende orientar sobre a viabilidade de instalação de tais programas", diz Virgílio Almeida.

 

Embora vislumbre um caráter revolucionário no comércio eletrônico, o professor do DCC lembra que, quando freqüentes as ações de empresas que operam na grande rede, é um sinal de que elas podem se reorganizar. "Como empresas precisam atender bem para gerar receita. Além disso, o site deve ser rápido e eficiente", diz Almeida. Para ele, qualquer empresa que queira sobreviver ou conquistar o mercado "deve ter uma perna no mundo eletrônico".

 

Uma obra recomendada por grandes especialistas em informática da América do Norte, como Stuart Feldman, diretor do Instituto IBM de Comércio Avançado , e Jim Gray, pesquisador da Microsoft e vencedor do prêmio ACM Turing Award Receiver, em 1998, uma espécie de Oscar da Ciência da Computação.

 

Scaling é o terceiro livro lançado por Virgílio Almeida nos Estados Unidos. Os outros são Planejamento de capacidade para desempenho da Web: métricas, modelos e métodos e Planejamento de capacidade e modelagem de desempenho: dos mainframes aos sistemas cliente-servidor.

 

Livro: Escalonamento para e-business - tecnologias, modelos, planejamento de desempenho e capacidade

 

Autores: Virgílio Almeida, professor do Departamento de Ciência da Computação, e Daniel Menascé, professor de Ciência da Computação da Universidade George Mason, EUA

 

Vendas: www.phptr.com  ; www.amazon.com

Alexandre Reis de Miranda