Precarização por algoritmos

Igualdade na pesquisa

Estudo sobre ‘superbactérias’ premia professora do ICB

A bióloga Angélica Thomaz Vieira, professora do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, é uma das sete pesquisadoras vencedoras da edição 2018 do prêmio Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco e Academia Brasileira de Ciência (ABC). Ela venceu na categoria Ciências da Vida. O resultado do prêmio, que visa promover a igualdade de gênero na ciência, foi anunciado no dia 12 de agosto.

A pesquisadora, que dedica seus estudos à imunologia, investiga a resistência de bactérias a antibióticos e o modo como o próprio corpo poderia produzir substâncias capazes de combater as bactérias resistentes. As “superbactérias” vêm causando a morte de inúmeras pessoas em todo o mundo. Por esse motivo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) defende a busca de alternativas porque antibióticos mais potentes não estão dando conta de eliminar algumas dessas bactérias resistentes.

Angélica Thomaz Vieira pesquisa os efeitos de uma alimentação balanceada propiciados por bactérias benéficas que habitam o corpo, já que elas produzem substâncias – chamadas de metabólitos – que ajudam a combater bactérias “invasoras”. “Busco estratégias bioterapêuticas de restauração do equilíbrio da microbiota intestinal, antigamente conhecida como “flora intestinal”, que visam aumentar a produção desses metabólitos, principalmente com base em uma alimentação rica em fibras, probióticos e posbióticos, para tratar ou prevenir as doenças inflamatórias ou infecciosas”, explica a professora, que também é coordenadora do Laboratório de Microbiota e Imunomodulação (LMI) da UFMG.