Nina e o príncipe
Nova coleção da Editora UFMG informa sobre animais e aborda cotidiano das crianças
Nos livros da série Bicho Sapiens, nova coleção do selo Estraladabão, da Editora UFMG, as crianças vão aprender conteúdos relacionados a animais e aspectos do cotidiano. Os dois primeiros volumes da coleção, Nas asas de Nina e O príncipe girino, foram lançados na semana passada.
As obras têm como autores os professores Rochel Montero Lago, do Departamento de Química do ICEx, e Fabíola de Oliveira Paes Leme, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária da Escola de Veterinária.
Destinados à faixa etária de quatro a 12 anos, os livros reúnem histórias curtas, lições de vida e de biologia, ilustrações produzidas por crianças, caixas técnicas sobre o bicho protagonista, além de atividades lúdicas para assimilar o aprendizado. A ideia é que as obras sejam também utilizadas nas salas de aula para auxiliar os professores.
Segundo Fabíola, as histórias revelam aspectos da biologia dos animais, ao mesmo tempo que abordam desafios do cotidiano da criança. “Exploramos, de forma lúdica, temas difíceis da infância, como o medo, a ansiedade, as expectativas de mudar o outro, a aceitação e a autoimagem, a fim de estimular as ‘habilidades de vida’ dos leitores”, explica.
Ao fim de cada história, há uma “caixa técnica” com informações sobre a biologia e curiosidades sobre a espécie do animal protagonista, além de atividades como caça-palavras, cruzadinha, liga-pontos, dobraduras e desenhos para colorir. “Cadernos de atividades e outros materiais on-line favorecem a fixação do conteúdo e a apropriação do conhecimento, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da criança”, comenta a autora.
Primeiras publicações
Nas asas de Nina apresenta o processo da metamorfose das borboletas. As ilustrações que compõem o livro foram feitas por Tomás Montero, filho do professor Rochel, quando tinha apenas cinco anos.
O príncipe girino aborda a transformação dos sapos ao longo da vida, por meio da história do sapo, do girino e da fadinha Cacati. As ilustrações são de Catarina Montero, também filha de Rochel Lago. Ela tinha cinco anos quando fez os desenhos.
Os livros podem ser adquiridos no site da Editora UFMG.
[Versão ampliada desta matéria foi publicada no Portal UFMG, em 5/10/2018]