Por dentro das normas

Acontece

Metodologias de ensino

As implicações e os efeitos das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem na educação superior serão discutidos, de 2 a 5 de abril, no campus Pampulha, no 4º Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, que recebe inscrições até 17 de março.

No evento, serão compartilhadas práticas pedagógicas inovadoras com o intuito de valorizar a produção educacional de docentes no ensino superior. Podem participar docentes, estudantes e egressos de cursos de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos de instituições de ensino superior e demais interessados. Mais informações podem ser obtidas no site do Congresso e pelos telefones (31) 3409-4051 e 3409-6451.

Academia jovem

O professor Alexander Birbrair, 32 anos, do Departamento de Patologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi eleito membro da Global Young ­Academy (GYA), juntamente com outros 42 ­pesquisadores de diversos países. ­Apenas ele e a pesquisadora Fernanda Werneck, do ­Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), representam o Brasil nesta eleição da GYA, cujo mandato de cinco anos terá início em maio.  

Os jovens cientistas são escolhidos entre candidatos com até 40 anos que apresentem “excelente histórico como cientista de sucesso e seu compromisso em aplicar a ciência em benefício da sociedade”, conforme descreveu a carta de aceite enviada pela Academia ao professor.  

O objetivo da GYA, segundo Birbrair, “é reunir líderes cientistas de todos os continentes, para que, em colaboração ­internacional, contribuam para a formulação de políticas públicas com base em evidências científicas”. Outro foco é o estímulo à divulgação da ciência e à experiência com gestão de pessoas. 

Alexander Birbrair é professor do ICB desde 2016. Ele lidera grupo de pesquisa que trabalha na compreensão de como os componentes celulares de diferentes tecidos funcionam e controlam a progressão de doenças.

Direito

Gabriel Tonelli Pimenta, Sofia Neto Oliveira, Juliana de Carvalho Dias e Thiago Moreira Gonçalves
Gabriel Tonelli Pimenta, Sofia Neto Oliveira, Juliana de Carvalho Dias e Thiago Moreira Gonçalves Arquivo da equipe

A Faculdade de ­Direito da UFMG voltou a se ­destacar na Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition, maior e mais antiga competição internacional de direito do mundo. Na etapa nacional, realizada em Florianópolis, de 20 a 23 de fevereiro, equipe de quatro estudantes ficou com o terceiro lugar. Sofia Neto Oliveira, do 7º período, foi escolhida a melhor oradora. Quinze universidades brasileiras participaram do certame. Além de Sofia, o time da UFMG reuniu Gabriel Tonelli Pimenta (6º período), Juliana de Carvalho Dias (6º período) e Thiago Moreira Gonçalves (10º período).

A competição anual simula um caso fictício preparado por especialistas para a Corte da Haia, envolvendo diferentes ramos do Direito Internacional. A crescente e destacada participação da UFMG em competições internacionais pode ser atestada pelo número de diferentes simulações para as quais envia delegações. 

Análise de experimentos

A Escola de Veterinária vai promover, de 18 a 29 de março, o curso Análise de delineamentos experimentais com o software R, com 40 horas-aula. O objetivo é introduzir conceitos e sintaxe da linguagem de programação R e sua utilização para análise de experimentos.

O conteúdo do curso contempla Básico R (R Sintaxe, operadores e funções, estruturas de dados, importação e manipulação de dados, instalação e utilização de pacotes em R), análise de delineamento experimentais (DIC, DBC, QL, Fatorial e parcela subdividida), análise de pressupostos estatísticos, teste de médias e visualização gráfica de dados (básico). As inscrições devem ser realizadas pelo portal Conveniar.

Urbanismo

A organização da quarta edição do Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil recebe propostas de trabalhos até 1º de abril. O tema central do evento, que será realizado de 4 a 6 de setembro, é a formação do urbanismo e dos profissionais da área, com foco em ideias, práticas e instituições.

Segundo os organizadores, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a compreensão sobre a formação do urbanismo no Brasil como campo interdisciplinar e como saber que articula áreas como arquitetura, engenharia, geografia, sociologia e economia. A ideia de formação está relacionada à constituição do urbanismo e do planejamento urbano como campo de conhecimento e profissão.Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ivsuub.bh@gmail.com.

Internacionalização

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) receberá, até 15 de abril, as inscrições de candidatos às bolsas referentes ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Capes. A UFMG vai dispor de cerca de R$ 55 milhões, em quatro anos, para enviar professores e doutorandos ao exterior e receber professores e pesquisadores estrangeiros.

Na UFMG, 57 dos 67 programas de pós-graduação elegíveis (com doutorado e notas de 4 a 7) participam do PrInt. Eles integram 28 projetos associados a quatro grandes desafios contemporâneos: Sustentabilidade, manejo de risco e governança; Novas tecnologias e fronteiras da ciência; Saúde e bem-estar; Direitos humanos.

Há quatro editais para os programas Doutorado Sanduíche no Exterior, Professor Visitante no Exterior, Doutor com Experiência no Exterior e Pesquisador Visitante do Exterior, que podem ser vistos na página da PRPG.