De mãos dadas

Edição de genomas

Debates acerca do uso de técnica que tem revolucionado o campo da genética serão o foco do Simpósio Edição de genomas com CRISPR: avanços para a saúde humana e suas implicações éticas e regulatórias. O evento será realizado no dia 11 de junho, das 13h às 18h, no Auditório Nobre da Escola de Engenharia.

Em duas mesas-redondas serão abordados os recentes avanços relacionados à edição de genomas, as promessas e controvérsias da manipulação genética em humanos e em embriões e os limites éticos e questões legais relacionadas às pesquisas. Extremamente eficiente, de rápida aplicação e baixo custo, a técnica CRISPR passou a ser largamente empregada na edição de genes de micro-organismos, plantas, animais e até em humanos, incluindo a modificação do genoma em células germinativas e em embriões.

O evento é aberto ao público, e as inscrições para participação no simpósio devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico.

Processos seletivos

Estão publicados, nas páginas do Sisu UFMG e da Copeve, informativos com instruções preliminares sobre os processos seletivos para ingresso em 2020 nos cursos de graduação via Sisu, Vestibular de Habilidades, Transferência e Obtenção e Novo Título, assim como na Licenciatura em Educação do Campo e nos cursos técnicos subsequentes do Colégio Técnico (Coltec).

Nos casos dos cursos com seleção pelo Sisu, dos que exigem provas de habilidades e da Educação no Campo, os candidatos deverão realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2019), cujas inscrições encerram-se na sexta-feira, 17 de maio, conforme instruções disponíveis na página do Inep. Para inscrição nos processos dos cursos técnicos e de transferência e novo título, existe a opção de apresentar resultados do Enem de 2014 a 2019. As normas, na íntegra, serão publicadas em editais nas páginas da Copeve e do Sisu UFMG.

Frente pela ciência

Foi oficializada, na última semana, a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, Pesquisa e Tecnologia, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O objetivo é defender a preservação de recursos para as universidades federais e para a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). A Frente contou com adesão de 75 deputados.

Recentemente, o governo federal anunciou corte de 30% no orçamento das instituições de ensino superior. No caso da Fapemig, os repasses têm sido feitos de forma irregular desde 2016. O objetivo é assegurar os valores correspondentes a 1% da receita ordinária corrente do estado (aproximadamente R$ 300 milhões anuais), como determina a Constituição de Minas Gerais.

A reunião da Comissão de Educação da Assembleia que instituiu a Frente, em 7 de maio, foi precedida de marcha, da qual participaram professores, pesquisadores, estudantes e servidores das instituições de ensino e pesquisa, e acompanhada de mostra científica.

Estudantes protestam na ALMG contra o corte de verbas
Estudantes protestam na ALMG contra o corte de verbas Daniel Protzner | ALMG

Doenças raras

O Hospital das Clínicas (HC) da UFMG realizará, no dia 16 de maio, o simpósio Desafios e perspectivas das doenças raras em Minas Gerais. Profissionais vão debater ações de pesquisa, ensino e tratamento de doenças genéticas raras no país. O evento é organizado pelo Serviço Especial de Genética Médica do HC, inaugurado em 1986.

Durante o simpósio, será lançado o portal TelegenéticaMG, que tem o objetivo de auxiliar, com informações profissionais, pessoas acometidas e seus familiares, concentrando dados como etiologia, quadro clínico, avaliação inicial e indicações de encaminhamento de pacientes por meio da aplicação de ferramentas contempladas pela telemedicina.

O simpósio terá início às 18h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. As inscrições são gratuitas. Mais informações estão disponíveis no site TelegenéticaMG.

Ciências florestais

O Mestrado em Ciências Florestais do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, no campus de Montes Claros, aceita inscrições até 17 de junho. São 11 vagas, duas delas reservadas a indígenas e pessoas com deficiência.

O curso estimula a produção de pesquisas com visão crítica do modelo predominante de atividade florestal, aliada à proposição de estratégias visando ao desenvolvimento de uma economia produtiva sustentável no semiárido. São duas linhas de pesquisa na área de concentração em Recursos Florestais: Silvicultura no semiárido e Manejo e tecnologia de recursos florestais.

Mais informações podem ser obtidas nos editais disponíveis na página do Mestrado em Ciências Florestais

Reitores e advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criou a Comissão Especial de Defesa da Autonomia Universitária, em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O objetivo é viabilizar um ambiente para a análise jurídica no campo da autonomia, visando discutir os rumos da educação no Brasil e a defesa da democracia.

Os dirigentes das entidades enfatizaram que o diálogo entre elas deve ser frequente e poderá ser ampliado em seminários, estudos conjuntos e debates no campo jurídico. Para compor o grupo, a Andifes indicou os reitores João Carlos Salles (UFBA), Ricardo Fonseca (UFPR) e Ubaldo Balthazar (UFSC), os professores Menelick de Carvalho Netto, Antonio Gomes Moreira Maués, Vanessa Oliveira Batista Berner e Onofre Alves Batista Júnior. Os trabalhos serão presididos pelo vice-presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz.