Festival da memória

Celeridade para tramitar

Sistema Eletrônico de Informações vai prover agilidade e transparência a processos e documentos, com garantia de sigilo e acesso remoto

A UFMG está implantando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que dá suporte à produção, edição, assinatura e ao trâmite de processos e documentos. O objetivo é garantir mais celeridade e transparência aos processos da Universidade, além de enorme economia de papel. O SEI foi apresentado à comunidade da UFMG no último dia 25.

O novo sistema, desenvolvido pelo Tribunal Federal da 4ª Região, e já implantando com sucesso por órgãos da administração pública, rompe com a tramitação linear tradicional e pode envolver unidades diversas, simultaneamente. O SEI possibilita assinatura (por meio de login), acompanhamento remoto e determinação de sigilo dos processos.

“A Universidade vai se beneficiar muito dessa iniciativa, destinada a acelerar e dar mais segurança aos processos. Além disso, a adoção do SEI segue o planejamento estratégico da UFMG, que prevê melhorias geradas por soluções de tecnologias de informação e comunicação”, afirma a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Márcia Machado. Os processos vinculados à Pró-reitoria, em razão de sua capilaridade e de sua visibilidade potencial, serão os primeiros a migrar para o novo sistema.

Seminário reuniu a comunidade universitária no auditório da Reitoria
Seminário reuniu a comunidade universitária no auditório da Reitoria Foca Lisboa | UFMG

Neste mês, serão realizados testes de utilização do sistema, e, em agosto, alguns processos já circularão no novo formato. Dez turmas de servidores dos setores de pessoal, das secretarias gerais e de departamentos farão, nesta semana, treinamento com duração de quatro horas.

Intuitivo e compatível

A implantação do Sistema Eletrônico de Informações é coordenada por comitê formado pelos titulares da Chefia do Gabinete da Reitora, das pró-reitorias de Planejamento e de Recursos Humanos, das diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e de Arquivos Institucionais (Diarq). Uma comissão técnica foi instituída pelo comitê e, sob a coordenação da vice-diretora do Cecom, está trabalhando na implantação do SEI. Esse processo inclui a preparação dos formulários e documentos que deverão estar disponíveis em meio digital, com a colaboração de integrantes dos três departamentos da PRORH (DAP, DRH e Dast), destacados para cuidar da transição.

O SEI, considerado bastante intuitivo, funciona integralmente no ambiente web. É compatível com os principais sistemas operacionais e navegadores e pode ser acessado por meio de tablets e smartphones. Algumas de suas funcionalidades são controle de prazos, produção de estatísticas, geração de base de conhecimento e modelos de documentos.

Versão ampliada desta matéria foi publicada no Portal UFMG em 25/6/2019.

Itamar Rigueira Jr.