Celeridade para tramitar
Sistema Eletrônico de Informações vai prover agilidade e transparência a processos e documentos, com garantia de sigilo e acesso remoto
A UFMG está implantando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que dá suporte à produção, edição, assinatura e ao trâmite de processos e documentos. O objetivo é garantir mais celeridade e transparência aos processos da Universidade, além de enorme economia de papel. O SEI foi apresentado à comunidade da UFMG no último dia 25.
O novo sistema, desenvolvido pelo Tribunal Federal da 4ª Região, e já implantando com sucesso por órgãos da administração pública, rompe com a tramitação linear tradicional e pode envolver unidades diversas, simultaneamente. O SEI possibilita assinatura (por meio de login), acompanhamento remoto e determinação de sigilo dos processos.
“A Universidade vai se beneficiar muito dessa iniciativa, destinada a acelerar e dar mais segurança aos processos. Além disso, a adoção do SEI segue o planejamento estratégico da UFMG, que prevê melhorias geradas por soluções de tecnologias de informação e comunicação”, afirma a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Márcia Machado. Os processos vinculados à Pró-reitoria, em razão de sua capilaridade e de sua visibilidade potencial, serão os primeiros a migrar para o novo sistema.
![Foca Lisboa | UFMG Seminário reuniu a comunidade universitária no auditório da Reitoria](https://ufmg.br/thumbor/uBAs9BM9BJj527X1hjwtIHsjom4=/150x0:1651x1004/712x474/https://ufmg.br/storage/7/e/a/b/7eabbfc4c17ebd9966e4f242c1e99f22_15619940380518_832696351.jpg)
Neste mês, serão realizados testes de utilização do sistema, e, em agosto, alguns processos já circularão no novo formato. Dez turmas de servidores dos setores de pessoal, das secretarias gerais e de departamentos farão, nesta semana, treinamento com duração de quatro horas.
Intuitivo e compatível
A implantação do Sistema Eletrônico de Informações é coordenada por comitê formado pelos titulares da Chefia do Gabinete da Reitora, das pró-reitorias de Planejamento e de Recursos Humanos, das diretorias de Tecnologia da Informação (DTI) e de Arquivos Institucionais (Diarq). Uma comissão técnica foi instituída pelo comitê e, sob a coordenação da vice-diretora do Cecom, está trabalhando na implantação do SEI. Esse processo inclui a preparação dos formulários e documentos que deverão estar disponíveis em meio digital, com a colaboração de integrantes dos três departamentos da PRORH (DAP, DRH e Dast), destacados para cuidar da transição.
O SEI, considerado bastante intuitivo, funciona integralmente no ambiente web. É compatível com os principais sistemas operacionais e navegadores e pode ser acessado por meio de tablets e smartphones. Algumas de suas funcionalidades são controle de prazos, produção de estatísticas, geração de base de conhecimento e modelos de documentos.
Versão ampliada desta matéria foi publicada no Portal UFMG em 25/6/2019.