Nano de ouro

Acontece

Mariana e Brumadinho

Com o intuito de avaliar o estado de evolução da recuperação socioeconômica e ambiental de Mariana e Brumadinho, os programas de pós-graduação em Biologia Vegetal e em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG vão realizar ciclo de palestras no Auditório 3 da Face, de 25 e 29 de novembro.

Especialistas e outros participantes vão abordar utilização dos rejeitos, recuperação de bacias hidrográficas, atividades agrossilvipastoris e das vilas e a reconstrução das áreas urbanas por meio da arquitetura sustentável.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 25 de novembro. Mais informações podem ser encontradas no site do evento ou solicitadas pelos telefones (31) 3409-8874, 3409-2684 e 3409-2686.

República em verbetes

Já está à venda, em livrarias físicas e virtuais, o Dicionário da República: 51 textos críticos (Companhia das Letras), organizado pela historiadora Heloisa Starling, professora da UFMG, e por Lilia Schwarcz, antropóloga e historiadora vinculada à USP.

Escritos por especialistas em filosofia, história, ciência política, antropologia, direito, sociologia e jornalismo, os textos-verbetes fazem um resgate crítico dos valores de “uma tradição hoje muito esvaziada de sentido”, segundo a apresentação do volume. Os textos abordam as origens e as matrizes do republicanismo, seus grandes princípios, como a liberdade e o bem comum, e inimigos, como o despotismo e o patrimonialismo. Tratam, ainda, de movimentos, como Canudos e Sabinada, e das várias Constituições.

Nutrição esportiva

Acadêmicos e profissionais da área da saúde estarão reunidos, em 7 de dezembro, no campus Pampulha, durante o 1º Simpósio de Nutrição e Treinamento Esportivo. As exposições serão feitas na forma de minicursos, acerca de temas como o uso crescente de doping no esporte e esteroides nas academias, a periodização dos treinamentos e os impactos do jejum, muito utilizado por atletas na busca do emagrecimento.

Iniciativa do Centro de Treinamento Esportivo (CTE), o evento será realizado no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Outras informações estão disponíveis no site de cursos e eventos.

Pactos e ‘nãos’

Cena do espetáculo montado por formandos do Teatro Universitário
Cena do espetáculo montado por formandos do Teatro Universitário Vitor Macedo

Os formandos do Teatro Universitário (TU) vão apresentar, de 21 de novembro a 8 de dezembro, no Teatro da Funarte, o espetáculo +55 – Inverter-te-ei antes que te transformem mais uma vez em um mal-entendido. Por meio de dramaturgia autoral, o espetáculo aborda as construções simbólicas e políticas da América Latina. A entrada é gratuita.

Dramaturgia, textos e trilha sonora foram criados coletivamente. A direção é de Fabrício Trindade, e a direção musical, de Tatá Santana. O elenco é composto de 24 formandos, em sua maioria atrizes. A escolha foi por um teatro performático que relaciona, sem hierarquias, palavra, música, trilha sonora vibrante e vídeos.

As apresentações serão às quintas e sextas-feiras, às 20h30, e aos sábados e domingos, às 19h. A Funarte fica na Rua Januária, 68, e os ingressos devem ser retirados a partir de uma hora antes do início do espetáculo.

Humanidades

Estão abertas, até 25 de novembro, as inscrições de trabalhos (pôsteres) para a Segunda conferência internacional das humanidades: sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos, que ocorrerá de 9 a 11 de dezembro, no campus Pampulha. Estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, vinculados a instituições de ensino superior no país ou no exterior, devem se inscrever neste site.

Os trabalhos devem abordar um dos cinco eixos temáticos que também nortearão as conferências e mesas-redondas: Universidade, humanidades e direitos humanos; Sustentabilidade; Justiça, diversidade e direitos humanos; Migrações e territórios; Humanidades: luzes, territórios e gestão cultural.

O evento é realizado por meio de parceria da Unesco com a Cátedra Unesco/UFMG Territorialidades e humanidades: a globalização das luzes e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Outras informações estão disponíveis no site da conferência.

Comunicação da Ciência

As inscrições para a 1ª Jornada Amerek de Comunicação Pública da Ciência podem ser feitas até 20 de novembro. O evento será realizado no dia 25 deste mês, das 9h às 18h, na Faculdade de Ciências Econômicas, campus Pampulha. A participação é gratuita e aberta ao público. As vagas para os workshops são limitadas.

A jornada marca a aula inaugural do Curso de Especialização em Comunicação Pública da Ciência, que terá início em março de 2020. A programação inclui mesa-redonda com participação do jornalista Bernardo Esteves, da revista Piauí, do professor Yurij Castelfranchi e da professora Débora D’Ávila Reis, ambos da UFMG, além de workshops sobre texto e narrativa no ambiente digital e difusão de ciência no WhatsApp. Mais informações estão na página da Amerek. O termo é uma referência a “aproximações, fagulhas e conexões entre pessoas e ciências diversas”.