De flor em flor

Cursos subsequentes

O Colégio Técnico da UFMG recebe inscrições, até 13 de dezembro, para o processo seletivo de cursos técnicos subsequentes que serão ofertados em 2020. O formulário de inscrição e edital estão disponíveis no site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve). A taxa de inscrição é de R$ 30.

Os dois cursos, Desenvolvimento de Sistemas e Biotecnologia, são gratuitos, e cada um tem 36 vagas. As aulas serão ministradas no período noturno, durante dois anos.

Podem se inscrever candidatos que tenham concluído o ensino médio ou estejam no último ano desse nível de ensino e tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2014 e 2019. A seleção utiliza a nota do exame para classificação dos candidatos. Haverá reserva de 50% das vagas para alunos de escolas públicas, autodeclarados negros e indígenas e pessoas com deficiência.

Apocalypse

A exposição Sonho e realidade: homenagem a Álvaro Apocalypse segue aberta para visitação, com entrada gratuita, até 30 de março de 2020, no saguão da Reitoria, campus Pampulha.

Além de uma sala especial com desenhos e pinturas do multiartista, são exibidas obras de 16 ex-alunos de Apocalypse durante a década de 1970. A curadoria é dos professores Beatriz Coelho e Fabricio Fernandino, da Escola de Belas Artes (EBA).

Conhecido por ter criado centenas de bonecos à frente do Grupo Giramundo, Álvaro foi pintor, ilustrador, gravador, desenhista, diretor de teatro, cenógrafo, museólogo e publicitário. Sua carreira como docente foi iniciada em 1959, na EBA, onde se tornou professor titular em 1981.

Serrapilheira

Estão abertas, até 18 de dezembro, inscrições para a 3ª Chamada Pública de Apoio à Pesquisa Científica do Instituto Serrapilheira. Serão selecionados até 24 jovens pesquisadores nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Cada contemplado receberá apoio financeiro de até R$ 100 mil. Os cientistas serão reavaliados após um ano, e até três deles serão selecionados para receber até R$ 1 milhão para investir em suas pesquisas por mais três anos.

O candidato precisa ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado de 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2017. Veja o edital no site do Instituto Serrapilheira.

Direito eleitoral

Equipe de estudantes da Faculdade de Direito venceu, no último dia 22, a primeira Olimpíada de Direito Eleitoral do Ceará, promovida pela seção da Ordem dos Advogados do Brasil no estado. Formado por Henrique Bazan (4º período), Paloma Rocillo (7º período), Henrique Quirino (4º período) e André Almeida Gonçalves (8º período), o time ganhou as três etapas da competição, que focou a questão da desfiliação partidária.

Os grupos produziram dois memoriais sobre o pedido de desfiliação da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) – que alegou justa causa à Justiça Eleitoral para deixar o partido –, sustentaram uma arguição oral sobre temas relacionados ao Direito Eleitoral e indicaram dois oradores para defender teses jurídicas opostas sobre caso, também referente à desfiliação partidária, proposto pela comissão organizadora. Os vencedores receberão passagem aérea para Brasília, para conhecerem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Henrique Quirino, André Almeida Gonçalves, Paloma Rocillo e Henrique Bazan
Henrique Quirino, André Almeida Gonçalves, Paloma Rocillo e Henrique Bazan Arquivo pessoal

Preparação física e esportiva

O Curso de Especialização em Preparação Física e Esportiva, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), tem inscrições abertas até 6 de fevereiro de 2020, pela internet no site da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe). São 60 vagas distribuídas para as duas modalidades em oferta: Treinamento esportivo: diagnóstico, prescrição e controle e Musculação e treinamento em academias.

As aulas, que acontecerão todas as sextas-feiras e aos sábados, exceto em feriados e no mês de julho, num total de 375 horas-aula, têm o objetivo de discutir questões pertinentes à ciência e prática do treinamento esportivo na realidade brasileira, de forma a incentivar o aprofundamento na formação técnica, científica e pedagógica de profissionais para atuarem nessa área, no ensino superior.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails fepeservicos@gmail.com e especializacaoufmg@gmail.com e pelo telefone (31) 3409-2071.

Defesa das universidades

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) está promovendo concurso audiovisual com o objetivo de selecionar trabalhos que tenham como objeto a defesa das universidades federais. A premiação será de R$5 mil, R$3 mil e R$1,5 mil para os três primeiros colocados, respectivamente.

Podem participar estudantes matriculados em instituições federais vinculadas à Andifes. Cada estudante poderá inscrever apenas um vídeo, que deve ter duração de um minuto. A técnica é livre, podendo ser complementada por recursos como lentes, filtros especiais e ampliação, entre outros.

O formulário para inscrição estará disponível até o dia 31 de janeiro de 2020, no site da Andifes, onde também foi publicado o edital do concurso. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail concursoaudiovisual@andifes.org.br.