Afeto e reconhecimento

Protagonismo estudantil

A Pró-reitoria de Graduação divulgou novas regras para o Programa de Monitoria de Graduação 2020-2021, que oferece 760 bolsas anuais para estudantes matriculados nos cursos de graduação. Uma das novidades é a reserva de 25% das vagas para políticas de ação afirmativa.

A partir de agora, os departamentos e congregações de unidades acadêmicas devem apresentar projetos com o número de bolsas previstas para os programas de monitoria que, sendo aprovados, terão duração de dois anos. Na antiga configuração, cada unidade acadêmica tinha direito a cota fixa de bolsas, que era renovada anualmente.

O período para submissão das propostas será de 9 de dezembro até 3 de fevereiro de 2020. Os critérios para inscrição e os parâmetros para elaboração das propostas estão disponíveis na página da Prograd na internet.

O Programa de Monitoria, iniciado em 1959, é o pioneiro entre os seis programas de bolsa oferecidos pela Prograd e contribui para redução da retenção e evasão nas disciplinas, além de ser a porta de entrada para o trabalho docente e para a pesquisa. Passou por reformulações ao longo do tempo e, após a mudança do perfil do corpo discente da Universidade, provocadas pela Lei de Cotas, por exemplo, cresceu a demanda por bolsas.

Produção na fachada digital

Até o dia 22 de dezembro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG exibe, diariamente, das 18h às 22h, vídeos e fotografias que divulgam a produção da Universidade em pesquisa, extensão e ensino, nas diversas áreas, como artes, ciências humanas, sociais, exatas e biológicas.

O UFMG Acontece reúne vídeos e fotografias também de outras iniciativas que não se restringem aos campi da UFMG, como do Projeto Patrimônio Construído, que lança um olhar para as edificações históricas de Minas Gerais, e o filme Lã do campo redondo, que destaca os picos e vales da Serra da Mantiqueira.

Corais no Pipiripau

No dia 14 de dezembro, os corais do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Organização de Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) integram a última sessão de apresentação do Presépio do Pipiripau neste ano.

Instalado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, o Presépio foi criado ao longo do século 20, pelo artesão Raimundo Machado, e sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

A sessão começa com uma breve explanação sobre a obra e seu autor. Na sequência, o Presépio é ligado e as centenas de peças que o compõem entram em movimento. Cada sessão tem a duração aproximada de 15 minutos. O coral do ICB se apresentará após a sessão das 11h, e o da OAP, após a sessão das 17h.

A entrada custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia, para estudantes menores de 18 anos e pessoas acima.

Presépio do Pipiripau: vida e morte de Cristo com artes e ofícios da cidade
Presépio do Pipiripau: vida e morte de Cristo com artes e ofícios da cidade Foca Lisboa | UFMG

Convivência nas moradias

Estão abertas, até 13 de dezembro, as inscrições de projetos para convivência nas moradias universitárias. Podem participar estudantes e servidores ativos da UFMG, e cada candidato poderá fazer uma única proposta nas áreas de cultura, promoção da saúde, esporte e lazer. Serão contemplados cinco projetos para as moradias Ouro Preto I, II e III em Belo Horizonte, e três, em Montes Claros.

Os proponentes também poderão solicitar financiamento de até R$ 500 para realizar suas atividades no período de 1º de março a 30 de junho de 2020. Para projetos selecionados de alunos da graduação assistidos pela Fump, há a possibilidade da concessão de uma bolsa de R$ 400 mensais.

O edital e o formulário para protocolar a inscrição estão disponíveis na página da Fundação Mendes Pimentel, e as propostas devem ser enviadas para convivencia@fump.ufmg.br ou entregues na Moradia Ouro Preto I (Avenida Fleming, 349, bairro Ouro Preto, Belo Horizonte) e na Fump em Montes Claros (Rua da Agronomia, 270, Bairro Universitário).

Férias nos restaurantes

A partir do dia 9 de dezembro, até 29 de fevereiro de 2020, os Restaurantes Universitários (RUs) terão horários de funcionamento alterados, por causa das férias escolares.

O Setorial I, no campus Pampulha, e o RU da Faculdade de Direito estarão fechados nesse período.

O Setorial II, também na Pampulha, e o restaurante do campus Saúde funcionarão de segunda a sexta-feira, para almoço, das 11h às 14h.

Em Montes Claros, o RU do Instituto de Ciências Agrárias funcionará de segunda a sexta-feira, servindo almoço, das 11h às 13h30. De 27 de janeiro a 7 de fevereiro, o restaurante estará fechado para reformas, e o funcionamento normal será retomado em 10 de fevereiro.