Refúgio das aves

Profbio

Professores de biologia que já atuam nas redes públicas de ensino brasileiras podem se inscrever, a partir desta sexta, 12, para a seleção do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (ProfBio), curso semipresencial oferecido em rede e coordenado pela UFMG.

As inscrições vão até as 17h (horário de Brasília) do dia 8 de junho, pelo site da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve), instituição responsável pela aplicação do exame nas sedes de 20 instituições de ensino superior de todo o Brasil. A prova será realizada no dia 9 de julho.

A taxa de inscrição é de R$ 200. ­Candidatos de baixa renda podem ­requerer isenção da taxa, até as 17h (horário de Brasília) do dia 18 de maio. Mais ­informações podem ser obtidas no site www.profbio.ufmg.br, pelo telefone (31) 3409-3061 e por e-mail ( profbionacional@ufmg.br ou profbiobh@icb.ufmg.br).

Fomento à extensão

Propostas ao edital de fomento a programas e projetos de Formação em Extensão Universitária podem ser inscritas até o próximo dia 25. Lançado pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd), o edital tem o objetivo de estimular a elaboração de projetos que ampliem a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação.

Além de bolsas para graduandos, os proponentes podem pleitear verba de custeio para apoio a atividades relacionadas ao módulo de formação em extensão, dentro do limite orçamentário de R$ 10 mil. A inscrição da proposta será efetivada somente após sua submissão por meio do Sistema de Fomento de Bolsas de Extensão, até as 16h do dia 25 deste mês. O prazo de execução é de até doze meses, de agosto de 2017 a julho de 2018.

A Formação em Extensão Universitária é definida como mecanismo para a integralização de créditos em cursos de graduação, mediante a participação dos estudantes em atividades optativas integrantes de programas ou projetos de extensão universitária.

Exposição orienta sobre os prejuízos causados pelas cesarianas à saúde da mulher e do bebê Foca Lisboa/UFMG

Sentidos do nascer

A exposição Sentidos do nascer está de volta ao campus Pampulha, como atividade das comemorações dos 90 anos da UFMG. Interativa, a mostra visa derrubar mitos relacionados ao nascimento e ao parto normal e orientar sobre os prejuízos que as cesarianas desnecessárias oferecem à saúde da mulher e do bebê.

A exposição pode ser visitada às quintas-feiras, das 9h às 21h, até o início da 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 16 a 22 de julho na UFMG. Na semana do evento, a mostra poderá ser visitada diariamente, no mesmo horário. Ela está montada ao lado do Restaurante Universitário Setorial 1, que fica entre a Faculdade de Educação (FaE) e o Instituto de Geociências (IGC).

Mais informações podem ser consultadas no site do projeto (www.sentidosdonascer.org) ou em sua página no Facebook (www.facebook.com/sentidosdonascer).

Saúde única

Até o próximo dia 15, podem ser submetidos trabalhos para o 1º Simpósio Nacional de Saúde Única, que será realizado de 7 a 10 de junho, em comemoração aos 85 anos da Escola de Veterinária. Os trabalhos podem abordar uma das quatro áreas temáticas do evento – Vigilância em saúde, Meio ambiente, Educação em saúde e Epidemiologia. A submissão deve ser feita pela internet: http://bit.ly/2qECIkX.

De acordo com os organizadores, o simpósio vai debater os conceitos, a formação e a articulação entre os diferentes serviços de saúde. A intenção é consolidar práticas e aprofundar o debate da saúde única no Brasil, com a discussão de desafios relacionados à assistência, à gestão, ao ensino, à extensão e à pesquisa. O evento será realizado no auditório 3 do ICB, campus Pampulha.

Hematologia

Estão abertas, até o próximo dia 24, as inscrições para curso de atualização em Hematologia Clínica e Laboratorial que será realizado no segundo semestre deste ano, na Faculdade de Farmácia. Podem se inscrever profissionais da área de saúde que trabalham com análises clínicas e toxicológicas e campos afins. Além de ampliar conhecimentos, a formação tem os objetivos de abordar temas relacionados às condições patológicas do sistema hematopoiético, oferecer base teórica sobre fisiopatologia humana em processos infecciosos, doenças mieloproliferativas, distúrbios trombo-hemorrágicos e anemias.

As inscrições devem ser feitas pela internet (http://bit.ly/2pCUBnX). Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail atualizacaohematoufmg@gmail.com.

Educação básica

Está disponível na internet (http://rbeducacaobasica.com.br... ) a terceira edição da Revista Brasileira de Educação Básica, periódico eletrônico de acesso aberto que divulga experiências escolares e pesquisas em educação desenvolvidas na escola básica brasileira.

A revista é produzida pelo projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, em parceria com a rede de mestrados profissionais em educação, da qual o mestrado profissional Educação e Docência (Promestre) faz parte.

Organizado como edição especial, este número, que conta com a colaboração do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepei), da Faculdade de Educação, se dedica, segundo seus editores, à reflexão “sobre os desafios da formação continuada de professoras de educação infantil em tempos de desmonte”.