periodical.logo.alt_text

Nº 21 - Ano 2019 - 25.05.2019

Mostra sua UFMG

Aquacultura

A aquacultura é a produção comercial de organismos aquáticos, como peixes, camarões, moluscos e plantas. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aponta o grande potencial da atividade, associada à pesca, para responder à crescente demanda mundial por alimentos. Apesar da preferência, na cultura ocidental, pelo consumo de carne vermelha ou de aves, a sustentabilidade econômica da produção de pescados - que não polui o meio ambiente, nem desmata regiões de floresta - faz com que o mercado seja promissor no Brasil e no mundo.

Aquacultura
Aquacultura Foca Lisboa

A graduação em aquacultura mescla conhecimentos das ciências exatas e das biológicas. O profissional formado é habilitado como engenheiro de aquacultura, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Na UFMG, um dos diferenciais do curso é estar vinculado à Escola de Veterinária, o que possibilita que a tradição do conhecimento na área de produção animal seja aplicada também para os organismos aquáticos. A Universidade conta com um dos maiores laboratórios de aquacultura em sistemas fechados do Brasil.

Os estudantes são capacitados para trabalhar nas várias etapas do processo de cultivo dos animais aquáticos, sob requisitos determinados para a produção de seres vivos. Projetos de extensão, dentro e fora do campus, favorecem a participação na prestação de serviços pontuais para empresas, pequenos produtores de animais aquáticos e cooperativas. Além da vivência prática, há estímulo para o ingresso em projetos de iniciação científica. A Escola tem forte vocação para a pesquisa e a inovação, e é uma das parceiras da produção do programa De Olho nos Bichos, da TV UFMG.

O campo de atuação profissional abrange diferentes segmentos da iniciativa privada: não só as empresas finalísticas, que produzem os peixes, como também empresas que fornecem produtos para as psiculturas, como fábricas de ração e de equipamentos. No serviço público, a maior demanda por engenheiros de aquacultura está concentrada nos órgãos ambientais, associados à extensão rural.

Um dos projetos de extensão a que o estudante de aquacultura pode se vincular é o Na Onda da Aquacultura, realizado em parceria com a Rádio UFMG Educativa.

PARA SABER MAIS

Aquacultura: https://ufmg.br/cursos/graduac...
Relação de candidatos por vaga em 2018: 12,18
Nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018: 662,68