FILOSOFIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia

Unidade acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Área de conhecimento: Ciências Humanas

Site do programahttp://ppgfil.fafich.ufmg.br/

Plataforma Sucupirahttps://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O doutorado do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG tem por objetivo o aprofundamento vertical do conhecimento filosófico, bem como possibilitar o desenvolvimento de habilidade para executar pesquisa em área específica da Filosofia.

Criado em 1993 no âmbito do Programa de Pós-graduação em Filosofia, contribui para o desenvolvimento da pesquisa filosófica no país, por meio da formação de quadros e do estímulo à produção acadêmica. A nota 7 (conceito máximo) obtida na avaliação testemunha a excelência do Programa, que se insere no panorama filosófico internacional mediante a qualidade e a atualização de sua pesquisa.

O curso já formou considerável soma de doutores que hoje atuam nos mais diversos departamentos de Filosofia do país, nos níveis de graduação ou de pós, testemunhando sua força nucleadora e irradiação crescente.

Faz parte da história do Programa a presença em seus quadros de docentes formados nas três tradições filosóficas mais importantes no cenário internacional, nomeadamente França, Alemanha e países anglo-saxões, onde realizaram seus cursos de doutorado. Essa diversidade, além de permitir intercâmbio regular com professores e centros importantes do exterior, propicia enriquecimento na formação dos estudantes. Além disso, a diversidade propicia aos alunos a possibilidade de realizar estágios de pesquisa no exterior, enriquecendo sua formação.

As contribuições científicas são atestadas pelo número expressivo de publicações (artigos, livros, capítulos de livros), bem como pela promoção e participação de eventos científicos (colóquios, congressos, seminários), no Departamento de Filosofia e em outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Código do curso: 1781

Período da versão: 2018/2

Aprovação: 02/08/2018

Nível: DOUTORADO

Titulação conferida: DOUTOR EM FILOSOFIA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 20 20 0
2024 26 26 0

Créditos para integralização: 8

Semestres para integralização:

Mínimo: 4

Máximo: 10