NUTRIÇÃO E SAÚDE

Voltar para o início

Nome do programa: Pós-graduação em Nutrição e Saúde

Unidade acadêmica: Escola de Enfermagem

Área de conhecimento: Ciências da Saúde

Site do programa: http://www.enf.ufmg.br/index.p...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

O mestrado acadêmico em Nutrição e Saúde forma mestres e pesquisadores com competência para identificar e elaborar soluções técnicas e científicas para os problemas alimentares e nutricionais mais relevantes. Desse modo, os egressos do curso estão aptos a propor ações de promoção, manutenção e recuperação da saúde, no âmbito individual e coletivo, bem como a propor e avaliar políticas públicas na área. 

São também objetivos do curso formar mestres e pesquisadores com competência para propor e justificar a utilização das abordagens terapêuticas nutricionais baseadas em conhecimentos mecanísticos associados à abordagem bioquímica, imunológica e fisiológica envolvidos em condições homeostáticas e/ou patológicas, bem como capacitar nutricionistas, demais profissionais de saúde e áreas afins na metodologia da pesquisa e do ensino de nível superior no campo da ciência da nutrição, de forma a adquirirem competências e habilidades na docência e no planejamento, na implementação e na divulgação de pesquisas de relevância na área.

Um dos diferenciais do mestrado em Nutrição e Saúde é a interdisciplinaridade alcançada pela parceria que envolve pesquisadores de diferentes departamentos da UFMG. Tais parcerias propiciam, por exemplo, ambientes para investigação epidemiológica, clínica e básica relacionada à ciência da nutrição, com objetivo de ampliar a compreensão dos problemas nutricionais e seus determinantes nas populações, o que amplia o potencial de intervenções nutricionais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde. 

Código do curso: 1352

Período da versão: 2024/1

Aprovação: 27/04/2023

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM NUTRIÇÃO E SAÚDE

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 20 8 12
2024 18 18 0

Créditos para integralização: 25

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 4