Evento cultural

Novembro Negro: mesa-redonda discute nesta sexta luta das mulheres quilombolas

A Formação Transversal em Saberes Tradicionais promoverá, nesta sexta-feira, 26 de novembro de 2001, a mesa-redonda As lutas das mulheres quilombolas. A atividade, que integra a programação do Novembro Negro, será transmitida pelo canal Saberes Tradicionais UFMG no YouTube, a partir das 17h30.

O encontro visa discutir a presença marcante das mulheres nos quilombos ‒rurais ou urbanos ‒ e as diferentes formas em que ela se manifesta: nas lutas em defesa do território, nas variadas formas de trabalho, no cuidado cotidiano, na busca de uma educação guiada pelas formas de vida no mundo quilombola, na atenção à saúde física e espiritual, na relação com os ancestrais ou nas diversas práticas ligadas ao sagrado.

O debate reunirá as mestras quilombolas Maria Luiza Marcelino, zeladora do Centro Espírita Caboclo Pena Branca e autora de Quilombola: lamento de um povo negro, Makota Kidoiale, autora do livro Manzo: ventos fortes de um kilombo e idealizadora do Projeto Eduka kilombu, e Sonia Ribeiro, militante da luta antirracista, socióloga formada pela Universidade Federal do Vale do Rio dos SInos e mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. A mediação ficará a cargo do professor César Guimarães, do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

A atividade não exige inscrição prévia, e não serão emitidos certificados. Mais informações estão disponíveis na página da formação na web.

Assista ao vídeo da TV UFMG sobre a temática e programação do Novembro Negro.

Descrição Imagem
A mestra quilombola Maria Luiza Marcelino é professora de atividade desenvolvida no âmbito da Formação Transversal em Saberes Tradicionais Reprodução