2021

Fevereiro

A UFMG cria “universidade” para fortalecer agenda dos direitos humanos. A Universidade dos Direitos Humanos atuará em parceria com vários setores, grupos, núcleos e laboratórios, no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, e estimulará ações destinadas à promoção e defesa da diversidade, da igualdade, da inclusão e da cidadania.

Março

Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, a UFMG monta  postos de vacinação contra a covid-19. No campus Pampulha, é  criado um posto drive-thru, no qual as pessoas são vacinadas dentro dos carros. No  campus Saúde, é   montado um ponto de vacinação na Escola de Enfermagem . Esse ponto encerrou suas atividades no dia 17 de dezembro de 2021.

A UFMG  passa a integrar  o projeto-piloto Monitoramento de Covid Esgotos, que é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis - UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

É lançada a  Rede de Divulgação Científica que tem o objetivo de congregar as várias iniciativas existentes dentro e fora da UFMG.

Ocorre a institucionalização do  Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG  como órgão auxiliar da UFMG, que passa a assumir formalmente o papel de instância responsável pela comunicação institucional da Universidade.

Maio

UFMG inaugura Anexo 3 do Departamento de Química. Cerca de R$ 24 milhões foram investidos na construção, especialmente projetada para abrigar pesquisas de ponta.

Entrada do Anexo 3
Entrada do Anexo 3 Reprodução | TV UFMG

O Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), liderado pela UFMG é selcionado  por chamada aberta pelo MCTI, Fapesp e Comitê Gestor da Internet do Brasil para desenvolver pesquisas no campo da inteligência artificial aplicada à saúde.

Junho 

Ocorre a substituição do Ensino Remoto Emergencial (ERE), implementado  em março de 2020,  pelo Ensino Híbrido Emergencial (EHE), que mescla atividades presenciais e a distância e passa a valer  a partir do  segundo período letivo de 2021.

Agosto 

A UFMG protocola  pedido de autorização para realização de testes clínicos em humanos (fases 1 e 2) da vacina contra a covid-19 SpiN-TEC, que é desenvolvida pelo CTVacinas e pela Fiocruz Minas.

Dezembro 

O CTVacinas, sede dos estudos da SpiN-TEC, é transformado em um Centro Nacional de Vacinas, conforme previa o convênio assinado em dezembro de 2021 pela UFMG, MCTI e Governo de Minas.

A UFMG recebe a aprovação , pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, da proposta de implantação da Unidade Embrapii-UFMG Inovação em Fármacos e Vacinas.

2022

As atividades acadêmicas presenciais são  retomadas integralmente no primeiro semestre letivo

Laboratório com nível de biossegurança 3, destinado  a pesquisas com microrganismos causadores de doenças transmitidas pelo ar, começa a funcionar na UFMG. O NB3, ou laboratório de contenção, como também é chamado, destina-se a pesquisas com vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos causadores de doenças transmitidas pelo ar.

Usinas fotovoltaicas são instaladas e ligadas nos telhados dos Centros de Atividades Didáticas (CADs) 1 e 3 da UFMG.

A UFMG e a Prefeitura de Contagem assinam  convênio que prevê apoio à formação de servidores da área de educação e de  conselheiros regionais.

 A Universidade  realiza campanha para as vítimas das chuvas de Belo Horizonte.

A UFMG torna-se  a primeira instituição – entre universidades e institutos federais e os centros de educação tecnológica (Cefets) – a implantar uma “sala segura”, com acesso remoto aos dados do INEP, ligados ao Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap).

A UFMG passa a atuar como centro  de testagem de  covid da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Os testes são realizados no  Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio), localizado na Faculdade de Farmácia da UFMG, no campus Pampulha.

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG sedia o primeiro Centro de produção de vetores virais para tecnologia de CRISPR-Cas9 do Brasil. Ainda pouco desenvolvido no país, o sistema CRISPR-Cas9 é uma ferramenta de edição de genomas, mais rápida e fácil de ser utilizada do que técnicas anteriores.

Passa a ser abolida, no segundo semestre,  a exigência  de distanciamento mínimo entre as pessoas  nos  espaços físicos da universidade.

Lançamento  nacional de relatório da ONU sobre educação para refugiados ocorre na UFMG.

A UFMG torna facultativo o uso de máscaras em seus ambientes.

A UFMG, no dia 7 de setembro,  celebra seus  95 anos de fundação.

Fica estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e o Conselho Nacional de Educação que, a partir do primeiro semestre letivo de 2023, no mínimo um décimo da carga horária do currículo dos cursos de graduação deverá ser integralizado na forma de atividades de extensão. Na UFMG, essa participação dos graduandos em atividades extensionistas associadas às suas atividades acadêmicas curriculares foi normatizada por meio de resolução própria e denominada Formação em Extensão Universitária (FEU).

Têm início, em novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG, os estudos clínicos, em seres humanos, da SpiN-Tec MCTI UFMG, primeira vacina contra a covid-19 desenvolvida com tecnologia e insumos totalmente nacionais e financiada por instituições brasileiras.

Vacina SpiN-TEC MCTI UFMG
Vacina SpiN-TEC MCTI UFMG CTVacinas | Divulgação

A UFMG inaugura o anexo do Bloco B da Faculdade de Educação (FaE) e o conjunto de usinas fotovoltaicas instaladas em seus três Centros de Atividades Didáticas (CADs), no campus Pampulha .

A UFMG recebe dirigentes da Universidade Nacional do Altiplano (UNA), do Peru, que se  reuniram  com diretores de unidades e pesquisadores para a assinatura de acordo de cooperação em pesquisa e mobilidade de estudantes.

Tem início a  implementação de uma política centralizada de reserva de vagas na docência, em concursos do magistério superior, para pessoas negras e para pessoas com deficiência (PCD). O objetivo é estabelecer uma maior efetividade na aplicação dos percentuais estabelecidos pela legislação: 20% para pessoas negras e, no mínimo, 5% para pessoas com deficiência.

A Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM), passa a sediar  um novo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), centro que é pioneiro no país sobre neurotecnologia responsável.

2023

A UFMG passa a adotar, exclusivamente, o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) para confirmação da condição de renda de candidatos a vagas reservadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A UFMG apoia projetos acadêmicos focados na inclusão de pessoas com deficiência. Os projetos devem estar relacionados à produção de novos materiais didáticos, ao desenvolvimento e treinamento de professores para o uso de metodologias adaptadas de ensino, ao desenvolvimento de tecnologias assistivas e à redução de barreiras no ambiente universitário.

A Universidade  estrutura projeto de  laboratório (único  no Brasil) para terapias de doenças raras.

É realizada a  1ª Mostra de Internacionalização.

A UFMG participa, na Bélgica, de encontro da rede mundial de refugiados culturais.

UFMG estabelece política para orientar sua comunicação institucional.

A universidade  assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do Ministério Público, com apoio de outros órgãos públicos, para  estimular municípios a aumentar as taxas de imunização.

A UFMG passa a emitir diplomas em formato digital.

O Hospital das Clínicas da UFMG inaugura banco de leite humano. A instituição passa a pasteurizar e armazenar o alimento, que é fundamental para a saúde de bebês internados em UTIs.

Repositório Institucional da UFMG passa a hospedar recursos educacionais. Além de trabalhos acadêmicos e produções científicas e culturais, a plataforma começa a disponibilizar documentos produzidos em contextos de ensino, aprendizagem e pesquisa.

UFMG e Prefeitura criam grupo de trabalho para gestão integrada de áreas protegidas de BH.

Com nova política, a UFMG reforça segurança de suas informações.

A universidade  sedia segunda edição do ScioBioSus, congresso internacional focado em ciência, biodiversidade e sustentabilidade.

Bolsas acadêmicas custeadas pela UFMG são reajustadas em 75%.

Biblioteca da Escola de Música da UFMG passa a abrigar segundo maior acervo nacional do universo do violão.

UFMG e comunidade escolar celebram a volta presencial da Mostra Sua UFMG.

UFMG tem semana de diálogos sobre direitos indígenas, evento que destaca a interculturalidade da Universidade e o reconhecimento da pluralidade.

A UFMG aprova regime acadêmico especial, que amplia condições de permanência na graduação. O conjunto de políticas adotadas pela Universidade visa torná-la cada vez mais inclusiva e atender aos graduandos nas seguintes situações, permanentes ou transitórias: doença crônica ou prolongada, deficiências, sofrimento mental, gestação, guarda e companhia de filhos com menos de quatro anos, responsabilidade legal por cuidados a pessoas doentes ou com deficiências e situações análogas consideradas pertinentes.

UFMG é a primeira universidade brasileira a institucionalizar acervo LGBT+. A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG aprovou, no início de julho, a institucionalização do acervo LGBT+ mantido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH) da Universidade, intitulado Acervo LGBT+ Cintura Fina.

UFMG inaugura residências exclusivas para estudantes indígenas, um passo intermediário para a construção de moradia indígena. 

Granja de suínos do campus Montes Claros recebe selo internacional de bem-estar animal, a unidade é a primeira granja experimental das Américas e a terceira de produção do Brasil a conquistar o selo. 

2024

UFMG passa a sediar 17 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). O programa é composto por projetos de pesquisa temáticos voltados para as áreas estratégicas que reúnem instituições, pesquisadores com formação acadêmica diversificada e infraestrutura de pesquisa de alto nível.

Hospital das Clínicas da UFMG, o único 100% SUS de Belo Horizonte, está presente na lista dos melhores hospitais do mundo, de acordo com o ranking The World’s Best Hospitals 2024.

Criação  da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital, órgão responsável pela promoção de ações e políticas em ambas áreas e que atuará como órgão auxiliar da Reitoria.

É aprovado pelo Conselho Universitário o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFMG, que servirá de referência para perspectivas futuras da Universidade.

Inauguração dos Anexos I e II da Escola de Belas Artes, que conta com espaços para a atividade administrativa e salas especializadas para aulas de diferentes áreas artísticas.

Acervo Africano da Biblioteca Universitária é reforçado com obras em língua portuguesa, fruto de doações da professora Maria Nazareth Soares Fonseca.

Presente no município há 56 anos, a UFMG é homenageada pela Câmara Municipal de Montes Claros. Além da homenagem, foram anunciados dois novos cursos no campus Montes Claros.