UFMG promove novas audiências para debater implementação do processo seletivo seriado

Nos próximos dias, a UFMG realizará mais três audiências públicas para a discussão de seus processos seletivos para a graduação. Abertos à comunidade de servidores e estudantes, os encontros farão avançar o debate sobre a possibilidade de a Universidade adotar, a partir do próximo ano, o processo seletivo seriado, que consiste na aplicação de exames ao fim de cada uma das três séries do ensino médio. A primeira audiência foi realizada no mês passado, no campus Montes Claros.

A proposta prevê o processo seriado como forma alternativa de seleção, e a ideia é que ela conviva com a modalidade atual, que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo seletivo seriado realizado paralelamente ao Enem/Sisu já é adotado por 14 universidades públicas: oito federais e seis estaduais – e está sendo debatido por várias outras.

Serão duas audiências em novembro e uma em dezembro. A primeira ocorre já nesta quarta-feira, 22 de novembro, às 14h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, no campus Saúde; a segunda ocorrerá na quarta-feira seguinte, 29, também às 14h, no auditório da Reitoria, no campus Pampulha; a terceira está marcada para o dia 5 de dezembro, terça-feira, às 14h, também no auditório da Reitoria. Detalhe importante: esse terceiro encontro é focado nos professores e gestores das escolas de educação básica.

Convocação da escola básica para o debate

A expectativa é que a última das três audiências conte com presença significativa de professores e gestores das escolas de educação básica do estado, para que o debate possa ser qualificado pela percepção de quem atua no dia a dia da realidade escolar. A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), que organiza as audiências, criou um formulário para a inscrição de membros das comunidades das escolas nessa atividade.

De acordo com os estudos já realizados na UFMG sobre o assunto – e a experiência de outras instituições que adotam a modalidade –, o processo seletivo seriado deverá propiciar maior interação e articulação da UFMG com as escolas de ensino médio, possibilitando que a Universidade forneça referências para essas escolas. “A intenção é valorizar uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar, contribuindo para uma formação crítica e cidadã dos estudantes da educação básica”, afirma o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Segundo ele, com o processo seletivo próprio, os professores da UFMG conhecerão melhor os estudantes que chegarão à Universidade, porque os avaliarão anualmente ao elaborar e corrigir as suas provas de cada ano. “Ao mesmo tempo, fortalece-se, na instituição, um processo formativo sobre avaliação, que tem potencial para contribuir com a qualidade da oferta dos próprios cursos de graduação”, afirma o pró-reitor, para quem a UFMG ainda terá mais condições de contribuir para o contínuo aprimoramento do Enem e com o seu banco de questões.

Saiba mais em matéria produzida para o Portal UFMG.

(Texto de Ewerton Martins Ribeiro)

Assessoria de Imprensa UFMG

Assessoria de Imprensa UFMG