‘AfriLundu’, show com alunos do Centro Pedagógico, é atração do Quarta Doze e Trinta
Nesta quarta, 6 de julho de 2022, às 12h30, a Praça de Serviços do campus Pampulha recebe o show AfriLundu, concebido por alunos do sétimo e do nono anos do Centro Pedagógico da UFMG. Na apresentação, o grupo mescla sonoridades afrodiaspóricas da música popular brasileira e de outras regiões do mundo. Gratuito e aberto ao público, o show ocorre no âmbito do projeto Quarta Doze e Trinta, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult).
AfriLundu é resultado de trabalho desenvolvido na disciplina Artes (des)integradas, ministrada pelo professor Cláudio Emanuel dos Santos. Nela, são exploradas as relações entre música, cultura e aspectos étnico-raciais. “A apresentação é um coroamento do processo vivido em sala de aula, em que destacamos com os alunos a cultura dos povos escravizados, suas visões de mundo e possibilidades de existência”, afirma o professor.
Conexões
O público poderá apreciar algumas manifestações da música popular nas Américas, associando-as aos países em que cada estilo se originou e desenvolveu – o reggae da Jamaica, por exemplo, tem raízes na Etiópia e Eritreia; o spiritual e o blues dos Estados Unidos, por sua vez, conectam-se com o império do Mali.
O show também reunirá artistas convidados, como Edilson Jonatah, DJ MJ, Bodô Alcântara, Wendel Martins e o músico uruguaio Sebastian.