Evento acadêmico

Aula aberta na ECI debate os desafios impostos à preservação da arte contemporânea

Ver cartaz do evento >

Será realizada na sexta-feira, 1º de novembro de 2019, na Escola de Ciência da Informação, (ECI), a aula aberta Pensar coletivamente a preservação da arte contemporânea. Parte das atividades da disciplina Introdução à Conservação Preventiva de Bens Móveis, dos bacharelados em Museologia e Biblioteconomia da ECI UFMG, a aula será oferecida pelo Núcleo de Pesquisa em História das Coleções e dos Museus, o Rariorum, na Sala da Congregação da ECI, campus Pampulha, das 8h30 às 11h.

A atividade será ministrada por Magali Melleu Sehn, professora da Escola de Belas-Artes (EBA) da UFMG, líder do Grupo de pesquisa Arte Contemporânea: Preservação e Exibição (Artecom/CNPq). Ela falará sobre os desafios que os novos materiais e técnicas construtivas impõem ao trabalho de documentar, analisar e conservar a arte contemporânea. O tema, recorrente no trabalho da professora, resultou, em 2014, na publicação do livro Entre resíduos e dominós: preservação de instalações de arte no Brasil, pela editora C/Arte.

O papel dos profissionais da preservação patrimonial nos processos de aquisição, documentação e circulação de obras de arte contemporânea também será objeto da conferência.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG)