Evento acadêmico

Carlos Jamil Cury é o homenageado da série Bibliografia Viva nesta sexta

Ver cartaz do evento >

O Programa Bibliografia Viva promove, nesta sexta-feira, dia 24 de junho de 2022, a partir das 19h, a live Política e direito à educação na obra de Carlos Roberto Jamil Cury, em homenagem ao educador cuja trajetória se destaca pelo debate público em defesa do acesso à educação básica.

Considerado um dos pesquisadores mais influentes no campo educacional, Carlos Jamil Cury discute avanços e retrocessos no direito individual à educação, ainda caracterizado por uma cultura de exclusão. Livros como Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo e Ideologia e educação brasileira contêm reflexões consideradas de referência.

O programa vai ao ar no canal da FaE no YouTube. A mesa será conduzida pelos professores Luciano Mendes, do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (FaE), e Fabrício Vinhas, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Como convidados, participarão a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, e os professores Janete Lins Azevedo (UFPE), Luiz Antônio da Cunhas (UFRJ) e Teodoro Zanardi (PUC Minas). Jamil Cury não estará presente na roda de conversa virtual.

Trajetória acadêmica
Jamil Cury teve longa carreira na UFMG, onde chegou a ocupar o cargo de pró-reitor de Pesquisa. Aposentou-se em 1999 e, desde então, tem se dedicado ao ensino e à pesquisa na PUC Minas.

O professor é graduado em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nossa Senhora Medianeira. É mestre em Educação e doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O programa
Bibliografia Viva já homenageou vários intelectuais em suas duas primeiras temporadas, cujos episódios estão disponíveis virtualmente. A participação nas sessões rende certificado, que pode ser baixado por meio de link enviado durante os debates.

Resultado de parceria entre a UFMG e a Ufop, a série mobiliza diversos grupos e estruturas institucionais: Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, Portal de Livros Abertos da FaE, Grupo Didaktikè, Programa Ações Afirmativas e Setor Audiovisual da FaE, todos da UFMG, e o grupo Geraes, que desenvolve pesquisas no âmbito do Departamento de Educação da Ufop.

Descrição Imagem
Jamil Cury: Foca Lisboa | UFMG