Evento acadêmico

Cátedra Aberta de Direitos Humanos do Grupo Montevidéu promove encontro nesta quinta

Direitos humanos em tempos de pandemia é o tema do 1º Encontro da Cátedra Aberta de Diretos Humanos, que será realizado nesta quinta-feira, 10 de setembro de 2020, com transmissão pelo YouTube. A promoção é da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), à qual a UFMG é vinculada.

Os participantes terão direito a certificado. Para isso, é preciso se inscrever até o dia do evento. Estão disponíveis links em português e espanhol.

Estudiosos, pensadores e lideranças sociais do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai vão debater as políticas públicas e a possibilidade de retrocessos no campo dos direitos humanos na América Latina. Outro tópico de discussão será o crescimento da concentração de renda, da degradação ambiental, do conservadorismo político e da precarização do trabalho na região. As duas mesas do encontro terão como eixo Políticas públicas a partir da experiência da pandemia e grupos vulneráveis face à pandemia.

O encontro será aberto às 10h. Às 10h15, a pró-reitora de Extensão da UFMG, Cláudia Mayorga, mediará mesa sobre políticas públicas elaboradas para enfrentar a pandemia. Veja a programação.

Cátedra
A Cátedra Aberta de Direitos Humanos foi lançada em outubro de 2019 pela AUGM, por meio da Comissão Permanente de Extensão. A Associação reúne diversas universidades do Brasil, incluindo a UFMG, e de outros países da América do Sul. Uma das primeiras iniciativas da Cátedra foi a escola de verão sobre educação em direitos humanos, que foi realizada, em fevereiro deste ano, no campus Pampulha.

(Com Assessoria de Comunicação da Proex)

Descrição Imagem
Reitores das universidades vinculadas à AUGM durante evento de lançamento da cátedra no ano passado, na Argentina Universidade Nacional do Litoral