Evento acadêmico

Ceale Debate: Textos orais poético-musicais na apropriação da escrita

O programa Ceale Debate recebe, no dia 26 de setembro, a professora Liane Castro de Araújo (UFBA) para uma discussão sobre 'Textos poético-musicais da tradição oral na apropriação da linguagem escrita'.

O encontro  acontece das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG - campus Pampulha. As inscrições estão encerradas mas o evento terá transmissão ao vivo.

Na palestra, Liane Castro vai explorar os textos poético-musicais da tradição oral – parlendas, cantigas, adivinhas, quadrinhas, trava-línguas – como repertório para a apropriação da língua escrita, sem perder seu caráter de gêneros orais performáticos da cultura lúdica infantil, cuja função primordial é brincar e brincar com a linguagem.

A pesquisadora irá apresentar situações de aprendizagem e materiais pedagógicos a partir desses gêneros.

Liane Castro
Liane Castro de Araújo é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (Geling/Faced/UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita na Educação Infantil e Ensino Fundamental; cultura lúdica infantil, tradição oral e ensino da língua; alfabetização e letramento; produção, revisão e reescrita de textos.

Ficha técnica

Liane Castro