Evento cultural

Centro Cultural recebe exposição de garrafas e poemas visuais bordados

O coletivo Didois, formado pelos artistas Adriana Versiani e Mário Alex Rosa expõe, no Centro Cultural UFMG, garrafas e poemas visuais bordados. A mostra Bastidores e as histórias que nos contam as garrafas pode ser visitada gratuitamente no espaço Experimentação da Imagem do Centro Cultural UFMG. A classificação etária é livre.

Os objetos reunidos na mostra propõem cruzamentos e diálogos possíveis entre produções de diferentes suportes. Enquanto Adriana recolhe objetos de toda natureza para agrupar em suas garrafas, Mário Rosa borda poemas em bastidores. "Escritas-cegas, escritas bordadas e garrafas transformadas se encontram alinhavadas por linhas, lápis, canetas, cartas, borrachas, folhas e palavras", explicam os artistas.

As garrafas de Adriana Versiani, recicladas, revitalizadas e repostas em diversas imagens, instigam a percepção de peças do cotidiano, que ganham outros sentidos. Mário Rosa, por sua vez, reforça a visualidade de cada palavra e o que se esconde dentro delas ao colocá-las em outros suportes.

Trajetórias
Adriana Versiani dos Anjos é poeta e artista visual. Entre seus livros publicados estão A física dos Beatles (2005), Conto dos dias (2007), Livro de papel (2009), A lâmina que matou meu pai (2012), Diário de A (2013), Três Pedras (2014), Arqueologia da calçada (2018), Farmacopeuma (2018) e Um bicho, dois gravetos, quatro pingos (2020). Adriana já integrou o grupo Dazibao, coorganizou a coleção Poesia orbital e o jornal Inferno, foi editora do jornal Dezfaces e fez parte do conselho editorial da revista de literatura Ato. Desde 2010, desenvolve trabalhos no campo das artes visuais, utilizando objetos e técnicas mistas que dialogam com seus textos poéticos.

Mário Alex Rosa é graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), mestre e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). É autor dos livros Formigas (2013), Ouro Preto – poemas (2012), Via férrea (2013), ABC Futebol Clube (2015), Casa (2020), Poemas pitorescos (2020) e Cosmonauta (2022).

A mostra segue aberta à visitação até 28 de maio, de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Descrição Imagem
‘Jardim de Tanka’ e ‘Jogo das letras’, por Adriana Versiani e Mário Alex Rosa Foto: divulgação

Exposição Bastidores e as histórias que nos contam as garrafas
por Adriana Versiani e Mário Alex Rosa