Político-administrativo

Ciclo Tempos Presentes coloca em reflexão o tema 'Em defesa da universidade necessária'

Ver cartaz do evento >

No dia 9 de agosto de 2019, às 19h, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG, será promovida a mesa-redonda com o tema 'Em defesa da universidade necessária', que terá como convidados o professor José Murilo de Carvalho, do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e o professor João Antonio de Paula, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG. O evento é aberto ao público, sem a necessidade de inscrição.

A mesa-redonda integra o ciclo de conferências e seminários Tempos Presentes, lançado pela UFMG em março deste ano, com a finalidade de trazer para o debate temas relacionados a questões urgentes que desafiam o pensamento e põem valores em xeque.

O projeto recebe pensadores vinculados à Universidade e a outras instituições, do Brasil e do exterior. Entre os temas já debatidos estão os desafios da construção democrática e perspectivas de atuação da universidade pública. 

O objetivo do ciclo é abordar questões contemporâneas relacionadas à academia, à política, à sociedade e à comunicação, ou seja, tratar de temas que vão da ciência e tecnologia à construção democrática, de forma a envolver as comunidades interna e externa.

As atividades do ciclo de conferências Tempos Presentes podem ser aproveitadas como atividades acadêmicas complementares. Os estudantes de graduação que fizerem inscrição pelo link: https://aplicativos.ufmg.br/co... e assinarem a lista de presença têm direito a certificado, que poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos. 

Lançamento de livro

Durante o ciclo de conferências e seminários Tempos Presentes, o professor João Antonio de Paula lançará o livro A presença do espírito de Minas: a UFMG e o desenvolvimento de Minas Gerais (Editora UFMG).

A obra faz um resgate dos caminhos da Universidade desde o seu surgimento em Minas Gerais até os dias de hoje, passando pelo entrelaçamento com a construção do projeto republicano e da cidade de Belo Horizonte, pelo movimento modernista, pelas pesquisas em saúde e ações de sustentabilidade, pela expansão da Universidade, pelo aperfeiçoamento do seu projeto acadêmico e pelo planejamento e desenvolvimento de Minas. O livro reúne um levantamento das contribuições oferecidas pela UFMG às mais diversas áreas no estado, ao mesmo tempo em que a instituição se consolidava. 

(Fonte: Agência de Notícias UFMG)

Descrição Imagem
Jose Murilo de Carvalho participa de mesa-redonda na UFMG Revista Ars Histórica - Reprodução