Evento cultural

Cine Debate apresenta o filme 'Auto da resistência'

O filme 'Auto de resistência' estará em exibição no Cine Debate organizado pelo Grupo de Estudos Corpos Mistos da UFMG, nos dias 21 e 22 de agosto de 2019. A sessão abre às 19h e será seguida de debate com Natasha Neri e Maria de Fatima Silva. A entrada é gratuita. As sessões acontecem na FaE (dia 21) e no Centro de Referência da Juventude (22).

A participação é aberta, mas será dada prioridade aos estudantes da UFMG inscritos pela atividade acadêmica curricular (ACC). Para os demais, será obedecida a ordem de chegada.

Sinopse

Auto de resistência é um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como "autos de resistência”.

O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seu cotidiano, mostrando o tratamento dado pelo Estado a esses casos, desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.

Sobre as convidadas:

Natasha Neri: Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ, ex-pesquisadora do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU), da UFRJ, entre 2007 e 2012, ela é pesquisadora e vem se dedicando à produção do documentário Letal, que dirige em colaboração com Lula Carvalho.

Maria de Fatima Silva: Moradora da cidade do Rio de Janeiro, teve seu filho assassinado pela polícia civil da cidade. Ela faz parte de um coletivo de mães que tiveram seus filhos assassinados e da campanha nacional contra o pacote anticrime do Moro.

Grupo de estudos

O Grupo de Estudos Corpos Mistos, vinculado à Escola de Belas-Artes da UFMG, tem como proposta questionar a dimensão do corpo político e contaminador no âmbito da diferença, criando espaços de reflexões e de novos fazeres. Nesse entrelaçamento de ordem estética e ética, o grupo tem por objetivo: questionar as interfaces entre arte e diferença; investigar sobre novos campos estéticos para artistas, docentes ou espectadores; identificar outras possibilidades de afetação, contágio e empatia; propor outras perspectivas de representações para artistas ou espectadores.

(Fonte: Coordenação do Grupo de Estudos Corpos Mistos)

Descrição Imagem
FaE sedia sessão do Cine Debate Foca Lisboa/UFMG