Evento acadêmico

Conferência da Cátedra Unesco-UFMG discute experiência de Belo Horizonte no combate à covid-19

A experiência de Belo Horizonte no enfrentamento da covid-19 será discutida nesta quinta-feira, 9 de julho de 2020, a partir das 14h, no âmbito da série Saúde, bem-estar social e direitos humanos: desafios contemporâneos na perspectiva das luzes, organizada pela Cátedra Unesco-UFMG – Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes.

O relato será feito pelo professor Unaí Tupinambás, da Faculdade de Medicina, em evento com transmissão pela plataforma Zoom (ID da reunião: 848 4162 4677 / senha: 425508).

Infectologista e docente do Departamento de Clínica Médica, Tupinambás atua nos comitês de enfrentamento da pandemia de covid-19 da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte. É graduado em Medicina, com mestrado e doutorado em Infectologia e Medicina Tropical, ambos concluídos na UFMG. É assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV), do Ministério da Saúde. Atualmente, além de coordenar projetos de extensão e pesquisa para o enfrentamento da pandemia, também conduz estudos para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas que vivem com o vírus HIV.

A série tem programados quatro eventos para este mês. O primeiro foi uma aula-show sobre a ditadura militar, com os professores Miriam Hermeto (UFMG) e Mateus Pereira (Universidade Federal de Ouro Preto). No segundo, o professor Luiz Miguel Oosterbeek, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas-Mação de Portugal e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas, apresentou a conferência Para além dos falsos dilemas: a afirmação da vida como centro da racionalidade na aurora do terceiro milênio.

Ainda neste mês, no dia 23, às 19h, a professora Adriane Vidal Costa, do Departamento de História da UFMG, abordará ‘O século das luzes’ de Alejo Carpentier e o jacobinismo libertário no Caribe. A programação do ciclo segue com atividades mensais até janeiro de 2021.

A cátedra
Instituída em setembro do ano passado, a Cátedra Unesco-UFMG –Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes, de caráter transdisciplinar, promove pesquisas e atividades de ensino, no âmbito da graduação, da pós-graduação e da extensão, em colaboração com outras cátedras Unesco na área das Humanidades. Ela é coordenada pelo professor Luiz Carlos Villalta, do Departamento de História da Fafich.