Evento acadêmico

Conferência do linguista holandês Søren Wichmann sobre propagação de línguas pré-históricas

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, por meio do Programa Cátedras, promovem duas conferências que abordarão estudos em linguística que têm auxiliado na compreensão da história da humanidade. O conferencista será o linguista Søren Wichmann, professor da Universidade de Leiden, na Holanda. As atividades são abertas ao público, mediante inscrições pela página da Gestão de Eventos - https://bit.ly/2BMFLzh

A Grande Conferência 'Taxas de propagação de línguas pré-históricas' será realizada no dia 29 de outubro de 2019, às 10h, no Auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3) da UFMG, campus Pampulha, com tradução simultânea.

No dia 31 de outubro, a partir das 14h, no Auditório Prof. Baesse, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), será ministrada a palestra 'ASJP: an interdisciplinary tool for studies involving language differences worldwide'. A palestra será em inglês sem tradução simultânea. Haverá emissão de certificado para os participantes que se inscreverem e assinarem a lista de presença.

Estudos

Utilizando métodos desenvolvidos pelo professor Søren Wichmann e outros pesquisadores, nos últimos dez anos, e o software Automated Similarity Judgment Program (ASJP), que contém listas armazenadas em bancos de dados com palavras de dois terços das línguas do mundo, é possível inferir o momento e o local em que uma língua ancestral (protolíngua) de praticamente qualquer família linguística foi falada.

Assim, tornou-se possível rastrear o tempo levado para que as línguas se espalhassem pelo mundo durante os últimos seis mil anos. Segundo estudos recentes, no período entre seis mil e dois mil anos antes do tempo presente, essa taxa de propagação foi lenta, com uma média de aproximadamente um a três quilômetros por ano. Mas há exceções, como, por exemplo, na Eurásia, onde essa velocidade aumenta a partir de cerca de três mil anos antes do presente, provavelmente devido à expansão neolítica.

Fatores como as características da paisagem – em particular desertos, oceanos e pastagens – tendem a acelerar a velocidade com que as línguas se deslocam. Além de apresentar observações gerais como essas, durante a conferência, serão apresentadas novas ferramentas para o estudo da história da humanidade, incluindo ferramentas de simulação computacional para a avaliação da validade dos métodos.

Sobre o pesquisador

Søren Wichmann é professor do Centro de Estudos Linguísticos da Universidade de Leiden, na Holanda, e trabalhou também na Universidade de Copenhague, no Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva e na Universidade Federal de Kazan, além de ter sido pesquisador visitante em várias instituições nos Estados Unidos, México, Alemanha e China.

Após realizar trabalhos descritivos e em linguística histórica de diversas línguas e famílias linguísticas da Mesoamérica, Wichmann passou a oferecer contribuições fundamentais para o estudo da escrita maia clássica.

Mais recentemente, ele se voltou para as áreas de modelagem computacional da dinâmica da linguagem e de métodos quantitativos em linguística histórica e tipologia linguística, bem como o desenvolvimento da base de dados lexical ASJP e métodos para o estudo da pré-história linguística. Já publicou 12 livros e é autor de 150 artigos.

(Fonte: Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - Ieat - UFMG)

Descrição Imagem
CAD 3 abrigará evento Foca Lisboa / UFMG