Evento acadêmico

Conferência 'Por uma ciência indisciplinada da música', com Denis Laborde

Ver cartaz do evento >

Denis Laborde, diretor de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, ministra a conferência 'Por uma ciência indisciplinada da música', no dia 22 de novembro, a partir das 14h, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). As inscrições, gratuitas, estão abertas. Haverá tradução simultânea

Laborde ocupa a cadeira de Antropologia Social e Etnologia na EHESS. Ele é pioneiro ao propor uma perspectiva transversalizada do estudo da música com outros campos das ciências humanas e sociais.

Responsável por estruturar uma série de festivais musicais realizados ao redor do mundo, Laborde defende que é preciso integrar os estudos de música com outras áreas de pesquisa. Para ele, o músico pesquisador deve transitar por campos além da sua categoria de análise, pois o diálogo possibilita a proposição de novas perspectivas que contrastam com paradigmas disciplinares.

Agenda

O professor fará outras três conferências na UFMG. No dia 28, às 17h, ele falará sobre 'Uma ontologia das músicas do mundo', na sala 4 da Escola de Música. No dia seguinte, 29, 'Música e Urbanismo' será o tema de sua exposição, na sala 1 do Conservatório da UFMG, a partir das 10h. Laborde finaliza a série no dia 30, às 9h, na sala 4 da Escola de Música, com o tema 'As instituições culturais da alteridade e a questão dos imigrantes em Paris'.

Ficha técnica

Agenda