Evento acadêmico

Congresso latino-americano debate urbanização e cidades contemporâneas na UFMG

A Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul (Arquisur) e a Escola de Arquitetura da UFMG realizam, de 2 a 4 de outubro, o XXIII Congresso Arquisur, em Belo Horizonte. O evento tem abrangência latino-americana, e considera a tríade pesquisa, ensino e extensão em sua programação. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de outubro, por este link.

O Congresso é destinado aos profissionais da área, bem como acadêmicos de graduação e pós-graduação. As atividades acontecerão na Escola de Arquitetura da UFMG.

Discussões

Durante o congresso, a urbanização e as cidades contemporâneas na América do Sul serão examinadas tanto em termos científicos quanto no que tange às possibilidades de inovação por meio da experimentação pedagógica e das práticas extensionista e profissional.

Sem pretender identificar traços e características comuns a priori nem afirmar sua inexistência, o evento visa refletir sobre o lugar do arquiteto-urbanista na produção da cidade contemporânea na América do Sul, bem como sobre quais as contribuições que a perspectiva local e as experiências acumuladas podem permitir para a atuação e a intervenção na cidade difusa e da urbanização extensiva como fenômeno global.

Programação

A programação contará com apresentações de trabalhos científicos e oficinas temáticas que enquadram-se nos seguintes eixos temáticos: O projeto na produção da cidade sul-americana contemporânea; Desafios do planejamento urbano e regional na cidade sul-americana contemporânea; O patrimônio e a memória na cidade sul-americana contemporânea; Tecnologias e sustentabilidade na produção da cidade sul-americana contemporânea; A construção da cidade sul-americana contemporânea: história e historiografias e  A cidade sul-americana contemporânea sob a perspectiva do Sul global.

Realizados desde 1992, os eventos Arquisur são organizados pelas instituições integrantes da Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul, composta, atualmente, por 28 escolas e faculdades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Paralelamente aos eventos científicos da associação, acontecem atividades de ensino voltadas a estudantes de graduação, em forma de oficinas, e os Encontros Arquisur.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG)

Descrição Imagem
Desafios da arquitetura e urbanismo são temas do evento na UFMG Lucas Braga/UFMG