Evento acadêmico

Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura da UFMG

De 18 a 20 de setembro de 2019, a UFMG realiza a oitava edição do Congresso Nacional de Psicanálise, Direito e Literatura (CONPDL), abordando o tema Vicissitudes do envelhecer: diálogos a partir de Diário de uma boa vizinha, de Doris Lessing . As atividades acontecem no Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2) da UFMG, campus Pampulha. Interessados em apresentar trabalhos devem enviar suas propostas até 5 de agosto. Informações sobre inscrição e sobre o edital com as normas de submissão e cronogramas estão disponíveis no site do evento - http://www.conpdl.com.br

As inscrições para participação podem ser feitas até o primeiro dia de congresso.

Este ano foi escolhido o romance O diário de uma boa vizinha, de Doris Lessing (1983, Editora Record), para refernciar o tema do eventto. O livro aborda a relação entre uma idosa e sua vizinha, apresentando diversas nuances referentes ao que esse contato pela via do cuidado, atravessado pela velhice de uma delas, mobiliza em cada uma e, a partir disso, tangenciando pontos preciosos para a importante reflexão quanto às vicissitudes do envelhecer. A leitura do livro não é obrigatória e os trabalhos não são obrigados a abordá-lo.

O debate sobre a questão das velhices será feito levando em conta os aspectos individuais e sociais, psíquicos, políticos, históricos e legais referentes à saúde, à saúde mental, à cidadania, à sexualidade, às questões de gênero e raça, às políticas públicas, ao atravessamento das violências sofridas, dentre outros, tendo em vista reflexões sobre a complexidade e a heterogeneidade das velhices no Brasil. O objetivo é fomentar estudos, pesquisas e comunicações que favoreçam atuações profissionais mais capacitadas e comprometidas com as pessoas idosas.

Organização

Organizado por uma equipe de psicólogas e psicólogos em diferentes níveis de formação (professores, doutoras e doutores, mestras e mestres, estudantes da graduação e da pós-graduação, e profissionais da Psicologia), o evento busca criar um diálogo entre as áreas do congresso (Psicologia, Psicanálise, Direito e Literatura) e os profissionais que atuam na rede pública e privada prestando serviços a pessoas idosas no campo da saúde, da assistência social, e de áreas afins pertinentes para a temática.

Outras informações pelo site ou pelo e-mail conpdl@gmail.com.

Descrição Imagem
Centro de Atividades Didáticas 2 Lucas Braga/UFMG