Evento cultural

Conservatório lança vídeos sobre produção sonora para celebrar Dia Nacional da Ciência

O Conservatório UFMG lançou dois vídeos no YouTube referentes à série Circuito Contemporâneo, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional da Pesquisadora e do Pesquisador (8 de julho).

O tema desta edição em Minas Gerais é Ciência e cultura. Assim, os vídeos apresentados fazem parte do eixo temático A ciência e os espaços de cultura e arte. O evento está sendo realizado em formato digital, em virtude do isolamento social causado pela covid-19.

Produção e difusão de música eletroacústica apresenta pesquisas e estudos relacionados à sonologia e mostra como eles podem ser usados na criação de obras musicais. O vídeo é fruto de parceria com o Laboratório de Música Eletroacústica do Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (CPMC). O Circuito Contemporâneo | Conservatório UFMGmostra exemplos de diferentes possibilidades musicais dentro desse gênero, destacando trechos de obras eletroacústicas apresentadas na série.

Simbolismo
A data foi escolhida para homenagear a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 8 de julho de 1948. “Será um dia inteiro, um dia só, mas repleto de simbolismo sobre o que representa a ciência para a nossa vida, para a superação de dificuldades, inclusive as que estamos atravessando agora, e também para construirmos um futuro menos desigual, mais justo e democrático, com educação, qualidade de vida, saúde, esperança e mais alegria”, destacou, em carta aberta, o professor da UFMG Luciano Mendes, secretário regional da SBPC em Minas Gerais.

Veja a programação do Dia Nacional da Ciência em Minas Gerais, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Descrição Imagem
A data foi escolhida para homenagear a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 8 de julho de 1948 Reprodução