Evento cultural

Em live, Portal do Bicentenário debate educação dos negros no Brasil

Ver cartaz do evento >

Nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, a partir das 17h30, o Portal do Bicentenário promoverá a roda de conversa História da educação dos negros no Brasil. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido pela plataforma YouTube

A live, que será mediada pela professora Ilka Miglio, da Universidade e Centro Universitário Tiradentes (Unit), contará com a participação do professor Marcus Vinícius Fonseca da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Durante a discussão, ele vai apresentar as pesquisas que desenvolveu sobre o assunto e discorrer sobre a relação com o estabelecimento de um movimento que coloca a população negra como sujeito da história da educação no Brasil. Entre esses estudos, o artigo Padre Vitor: Um educador negro entre a escravidão e a santidade.

Também participarão do bate-papo a professora Mariléia Cruz, do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e o professor Gustavo dos Santos, membro do grupo História, Memória, Educação e Identidade (GPHMEI) da Unit.

A live terá interpretação em Libras e emitirá certificado.

Sobre o Portal
Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em rede por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores e de programas de pós-graduação, sindicatos docentes, instituições estudantis, movimentos sociais e cidadãos brasileiros. Na UFMG, sua coordenação está a cargo do Programa de Pós-graduação em Educação. O professor Luciano Mendes de Faria Filho é um dos secretários executivos da iniciativa.

O projeto tem o objetivo de produzir, editar, promover curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos nas áreas da arte, da cultura e da educação.

Descrição Imagem
Representação do padre Vitor (1827-1905), cujas ações como educador no sul de Minas Gerais foram estudadas pelo professor Marcus Vinícius Fonseca Wikipédia | CC BY 4.0